qual profissão escolher

21 out 19

Qual profissão escolher? Veja algumas dicas para fazer a escolha certa!

Qual profissão escolher? Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de muitos estudantes e pode causar ansiedade. Trata-se de uma escolha importante, que vai impactar o futuro como um todo, inclusive na relação com a família e com os amigos. Por isso, a resposta não pode ser construída sem reflexão, atenção ou por influência dos outros.

Surge daí a importância de avaliar bem as opções, pautar suas escolhas em suas preferências, pesquisas, e tudo mais que o ajude a optar por um curso que se adéque ao seu perfil e que esteja relacionado ao que deseja para o futuro. Continue acompanhando o post e veja as sugestões que preparamos para auxiliá-lo nesse momento. Boa leitura!

Identifique seus talentos

A escolha da profissão deve começar com o autoconhecimento — em outras palavras, pela identificação dos seus talentos pessoais, crenças e valores. Talento é aquilo que a pessoa tem predisposição a fazer, uma habilidade prévia, algo quem tem facilidade em desempenhar ou grande interesse. 

O ponto mais importante é identificar o que faz de melhor. Avalie seu comportamento nas atividades do cotidiano, se é do tipo mais prático ou prefere estudar e se planeja com antecedência o que vai fazer. Situações do dia a dia costumam mostrar nossas habilidades. Se necessário, pergunte aos familiares e amigos quais são seus pontos fortes e fracos para ajudá-lo na escolha. 

Nessa etapa inicial procure definir quais seus principais interesses, motivações, matérias que mais gosta e tem facilidade na escola. Crie uma lista com as atividades que gostaria de exercer profissionalmente, começando por aquelas que você tem maior disposição. A partir daí, verifique quais cursos estão relacionados e permitem que você as realize. 

Pesquise sobre as profissões de seu interesse

Lista feita, é hora de saber como é o mercado das profissões, quais são as áreas de atuação e como pensam os profissionais. O primeiro passo é procurar informações sobre as carreiras, os objetivos e as oportunidades de trabalho. Busque saber também quais são as principais empresas do ramo e qual a possibilidade de desenvolver seu próprio negócio — mas com cuidado, pois pautar sua escolha apenas nas demandas do mercado pode levar a uma decisão equivocada. 

Lembre-se de que uma profissão que está em alta hoje pode não estar nos próximos anos, que é quando os jovens que ingressam na faculdade hoje estarão efetivamente no mercado de trabalho. 

Use também a imaginação e se veja daqui a cinco e dez anos. Onde gostaria de morar? Qual estilo de vida gostaria de ter e qual a carga horária ideal para você? Identifique entre as profissões qual delas se encaixa melhor nos seus objetivos. 

Conheça e converse com profissionais que atuam na área

Busque conversar com pessoas que já construíram uma carreira com a qual você se identificou. Eles já conhecem a realidade da profissão, sabem quais características são cobradas do profissional, a faixa salarial e, principalmente, as dificuldades. 

Faça uma lista com as dúvidas que tem sobre cada área e tente saná-las com a ajuda desses profissionais. Muitas respostas podem ser identificadas também na internet, em fóruns e comunidades nas redes sociais. Conhecer a realidade da profissão evita que os estudantes tenham ideias equivocadas sobre ela e se iludam com a escolha. 

Faça um teste vocacional

O teste vocacional é de grande valia no momento em que o estudante não sabe qual profissão escolher. Trata-se de uma ferramenta que o direciona à carreira que mais se adéqua às suas aptidões e interesses específicos. Seu intuito é identificar níveis de interesse, capacidade pessoal e personalidade em relação às habilidades necessárias para uma determinada área de conhecimento. 

Existem diferentes modelos, e até mesmo pela internet é possível encontrar opções de testes rápidos e eficazes. 

Converse com a família

O papel da família é essencial no momento de saber qual profissão escolher. Portanto, compartilhe suas preferências com os pais, amigos e demais familiares que se interessam por sua vida. Eles já podem ter passado por questões semelhantes um dia e podem ajudá-lo e respeitar sua decisão. 

Porém, evite fazer uma escolha apenas para agradar aos seus familiares. Pais e mães são de uma geração diferente, têm uma visão distinta da sua e, muitas vezes, têm uma visão de sucesso profissional somente pela estabilidade financeira. Por isso, profissões que no passado apresentaram grande solidez, como Direito e Engenharia, tendem a ser a preferência deles. Já as novas gerações têm outros anseios, como fazer o que gostam para contribuir com a sociedade. 

O jovem busca mudanças e sua profissão, muitas vezes, está associada ao seu propósito de vida.

Faça acompanhamento com um psicólogo

Se julgar necessário, procure ajuda profissional. Um psicólogo é o mais indicado para auxiliá-lo, uma vez que está capacitado para conduzir a orientação profissional. Esse apoio não se resume à aplicação de estratégias e atividades como o teste vocacional, mas também inclui conversas, discussão na prática e a reflexão profunda sobre os fatores que levam à escolha do curso. 

A orientação profissional, nesse sentido, não tem apenas o intuito de apresentar um norte em relação ao campo profissional, mas também é uma oportunidade do estudante ter autoconhecimento e alinhar suas habilidades pessoais com a profissão, de entender o significado do trabalho e a relação que tem com seu projeto de vida. 

Avalie bem as universidades que ofertam os cursos do seu interesse

Um ponto importante a ser levando em conta são as instituições que oferecem os cursos desejados. Avalie a matriz curricular, a estrutura da faculdade, entre outros pontos. O ponto-chave é avaliar as matérias que vai cursar e sua facilidade em lidar com elas. Se possível, visite o lugar, converse com alunos, docentes e funcionários. 

Entenda que escolher uma profissão não é uma decisão para toda a vida

Diante de muitas opções de cursos e profissões, é perfeitamente normal ter dúvida quanto ao caminho a seguir. Se você não se identificar com o curso, não fique angustiado e tente outro. Muitos jovens que não aceitam seus talentos naturais, por insegurança, pressão ou instabilidade do mercado, podem passar por mais de um até chegar ao ideal. 

Saber qual profissão escolher vai de cada um, e você deve levar o seu bem-estar em consideração, principalmente.

Gostou do que leu? Aproveite e assine nossa newsletter. Sempre compartilhamos conteúdos interessantes que vão ajudá-lo na busca pela carreira!


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *