A maior cidade do país, com as melhores oportunidades de salário, qualidade de vida e pessoas interessantes. São Paulo é mesmo um sonho para muitos profissionais que almejam uma vaga em uma das multinacionais de arranha-céu da capital paulista. Mas é preciso saber de antemão que a tarefa não é fácil: conquistar o seu lugar e trilhar um caminho de sucesso pode ser uma tarefa árdua. Porém, não impossível. No post de hoje, vamos falar sobre o panorama do trabalho em São Paulo.
Primeiro, é preciso saber quais são as áreas mais requisitadas do momento, para avaliar bem as suas chances. É claro que a capital paulista tem oportunidades para todos, mas é importante saber como você será mais favorecido ao chegar lá. Depois, é hora de falar as principais dicas para se dar bem em um mercado tão concorrido como São Paulo: das 45 milhões de pessoas em todo o estado, cerca de 12 milhões se concentram na capital. Como encontrar o seu lugar em meio a todas elas?
Leia até o final para descobrir!
Quais são as profissões em alta em São Paulo?
O país infelizmente ainda se recupera de anos de crise, desemprego, desvalorização e problemas sociais. Todas as cidades foram afetadas, e São Paulo também sentiu o impacto. Mesmo assim, algumas áreas seguem em alta, devido à demanda por bons serviços e profissionais qualificados.
Na verdade, toda profissão é importante, e se você desempenhá-la com empenho e dedicação ao máximo, pode chegar lá, é claro. Porém, uma boa dica é orientar a carreira para áreas em crescimento, justamente para não perder oportunidades e para se posicionar de uma forma mais positiva no mercado de trabalho, concorda? Essa é uma reflexão importante para fazer antes de tomar qualquer decisão.
Bem, mas para que você consiga se localizar, separamos aqui algumas áreas e suas profissões mais reconhecidas a atualidade.
Informação e dados
Profissionais que lidem com armazenamento, processamento e análise de dados terão muito trabalho nos próximos anos. Com a internet incisivamente presente no cotidiano da maioria do país, as empresas estão cada dia mais interessadas em tirar proveito desse verdadeiro manancial de informações para seu benefício próprio.
O trabalho com dados significa prover a empresa de informações e indicativos para oferecer serviços cada vez mais direcionados, se relacionar de uma forma mais próxima e de fato fazer parte da vida dos consumidores.
Cientistas, desenvolvedores e criadores com foco em Big Data serão privilegiados com ofertas de trabalho interessantes nos próximos anos.
Automação
Engenheiros e técnicos de automação podem se preparar para uma alta na demanda por seus serviços. A automação ultrapassou a indústria, e hoje em dia é cada vez mais procurada por prestadores de serviços e até entes públicos, para implementar soluções automáticas.
As máquinas de fato vão substituir a mão de obra humana, em tarefas repetitivas, burocráticas e que não exijam habilidades pessoais, como criatividade e relacionamento. E não se preocupe, isso não é ruim! Apenas cria demandas para pessoas com a qualificação certa.
Saúde e medicina
Essa área é milenar, e obviamente sempre terá demanda e serviço. Mas uma tendência em especial deve absorver muitos trabalhadores: a telemedicina, ou seja, serviços de saúde a distância, intermediados por uma conexão.
Diagnósticos e exames, por exemplo, já podem ser realizados a distância, dentro das normas vigentes, trazendo praticidade e ampliando o alcance dos cuidados médicos para locais afastados. É claro que isso envolve uma série de profissionais, em uma equipe transdisciplinar, para colocar esse tipo de serviço em prática.
Desde engenheiros de software e analista de sistemas voltados para o atendimento em saúde para desenvolver as ferramentas voltadas para esse fim, a médicos, enfermeiros e gestores de área para prestar os melhores serviços.
E esses são apenas alguns exemplos de empregos com demanda alta, especialmente em São Paulo. Mas lembre-se de que a cidade é receptiva e inovadora: desde educação até inovação, passando por economia, administração, moda, comunicação, engenharias, todas as profissões têm suas melhores oportunidades na capital paulista. Basta identificar e ir atrás do que você quer.
Mas afinal, como se dar bem em um trabalho em São Paulo?
Não há uma resposta pronta para essa questão, e definitivamente ela não é fácil. Mas podemos dar algumas dicas. A primeira é definir a sua área, seus talentos e suas potencialidades. Em segundo lugar, reflita bem se a vida na cidade grande é mesmo o que você quer. Trânsito, custo de vida alto, movimento, diferentes culturas: tudo isso será o seu cotidiano.
Resolvidas essas duas questões, é hora de partir para a prática. Vamos lá:
Tenha uma formação de ponta
Mostrar um bom currículo é fundamental para conseguir um emprego legal em São Paulo. Portanto, escolha uma boa universidade, que mais do que formação, dará conhecimentos importantes e experiências legais para você mostrar.
Se for possível, tente preencher seu currículo com empregos interessantes na sua cidade, voluntariado, experiências no exterior, projetos próprios. Tudo isso conta pontos e torna você único, muito além da sua formação.
Invista em contatos
São Paulo é o destino de pessoas de todo o Brasil, não é mesmo? Assim como você, milhares de profissionais de ótima qualidade estão lutando por oportunidades melhores.
E um bom currículo é o início dessa trajetória — mas sozinho ele não faz milagre. É preciso conhecer as pessoas certas e circular onde estarão os seus futuros colegas. Não descarte a possibilidade de ir algumas vezes à cidade antes de se mudar definitivamente, com esse fim.
A possibilidade de conquistar uma indicação, ou ficar sabendo de uma vaga pouco divulgada, é maior se você conhece pessoas da área. Então, invista em conexões. Se você é bom, terá pessoas que se interessem nos seus conhecimentos. Basta desenvolver essa habilidade e construir a sua rede de contatos.
É desafiador e pode intimidar no início, mas São Paulo é uma cidade cheia de oportunidades de crescimento para aqueles que se arriscam. Basta se localizar bem no mercado, construir um currículo interessante e investir no networking para dar os primeiros passos e, em breve, conquistar a sua vaga.
São Paulo, afinal de contas, concentra os melhores cursos e os melhores alunos. Portanto, é preciso se diferenciar. Dominar outra língua, saber lidar com a tecnologia, estar por dentro das atualidades são requisitos importantes para uma cidade que oferece boas oportunidades, mas que exige competitividade e diferencial.
Agora que você já sabe mais sobre como conquistar um trabalho em São Paulo, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais?