Se você deseja fazer uma faculdade que proporcione um ensino de alto nível, deve se preocupar com a qualificação do corpo docente. Afinal, os professores são fundamentais para um bom aprendizado, o que vai ajudá-lo a se preparar melhor para enfrentar o mercado de trabalho.
Mesmo que uma universidade conte com uma excelente infraestrutura e recursos tecnológicos de ponta, o professor exerce um papel relevante na trajetória do aluno na graduação.
Esse aspecto não pode ser ignorado, pois a qualidade dos docentes é um fator que influencia na escolha de um curso superior.
Neste post, vamos apresentar algumas iniciativas que serão úteis para você avaliar o trabalho dos professores. Confira!
Fique a atento à titulação
Quantos docentes com especialização, mestrado e doutorado tem uma instituição de nível superior? A resposta é um importante parâmetro na hora de avaliar a preparação dos professores para estarem em sala de aula.
Quanto mais expressivo for o título, maior será o conhecimento adquirido pelo profissional ao longo da carreira acadêmica. Esse ponto deve ser analisado por você, com muito carinho, antes de se matricular em uma faculdade.
É possível obter dados sobre a titulação do corpo docente na plataforma Lattes, que é um espaço virtual com informações sobre os que trabalham no setor acadêmico brasileiro. Essa ferramenta também propicia conseguir outras informações sobre os professores, como:
- atuação profissional dos docentes desde o momento em que finalizaram o curso superior;
- conquista de prêmios e títulos obtidos por apresentar e/ou defender trabalhos;
- participação em congressos, feiras, simpósios e outras atividades acadêmicas, na condição de expositores ou ouvintes;
- histórico de presença nas bancas de trabalho de conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação;
- dados sobre patentes e registros de produtos ou serviços que participaram do desenvolvimento por meio de projetos e pesquisas.
A recomendação é analisar essas informações para constatar se o corpo docente está à altura das suas expectativas. Dessa forma, são maiores as chances de acertar na escolha da faculdade.
Avalie o perfil do corpo docente no LinkedIn
Os profissionais do meio acadêmico gostam de utilizar o LinkedIn uma vez que essa rede social prioriza a oferta de empregos, a divulgação do currículo e o networking (formação de uma rede de contatos).
Isso deve ser aproveitado por você para avaliar a trajetória profissional dos docentes. No LinkedIn, e possível verificar quais professores concluíram uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), cujos focos são a pesquisa cientifica e a carreira acadêmica.
Nessa rede social, você também pode ver quais terminaram uma pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), que tem como objetivo oferecer conhecimento prático para aperfeiçoar o desempenho no mercado de trabalho.
É interessante constatar pelo LinkedIn se os professores apresentam uma experiência profissional no mundo corporativo, o que inclui a iniciativa privada e o setor público.
Ter um corpo docente atento às tendências de um segmento profissional é um ponto positivo que contribui para a formação de um estudante.
No LinkedIn, você pode obter uma série de informações sobre a trajetória profissional de um professor, como:
- cargos ocupados em empresas e período de atuação nas companhias;
- participação em trabalhos voluntários relacionados ou não com a área de atuação;
- competências conquistadas para exercer a carreira (domínio de softwares, fluência em línguas estrangeiras, habilidades gerenciais etc.).
Caso não tenha um perfil no LinkedIn, é melhor fazer parte dessa rede social o mais rápido possível. Ela pode ser bastante útil não apenas para escolher uma faculdade, mas também para o seu desenvolvimento profissional.
Verifique os trabalhos acadêmicos realizados
Muitos professores se envolvem com a produção científica e participam de trabalhos para enriquecer o currículo. Isso faz com que eles participem de pesquisas e produzam livros, artigos, estudos, cartilhas e relatórios.
Esse conhecimento é apresentado e submetido para aprovação e publicação em periódicos do meio acadêmico do Brasil e do exterior. Para ter acesso ao material elaborado pelos professores, você pode acessar o portal de Periódicos da Capes/MEC.
Visitar esse site é interessante para analisar a qualidade do corpo docente e o nível de envolvimento dos profissionais com a área de atuação. Ter a oportunidade de adquirir conhecimento com pessoas engajadas é um aspecto que favorece bastante o aprendizado.
A motivação dos docentes contagia os alunos, porque é necessário ter uma referência para assimilar o conteúdo e agir de forma adequada no mercado de trabalho.
Conheça projetos realizados na faculdade
Muitos professores participam de outras atividades relacionadas com o ambiente acadêmico. Uma delas é dar aulas em cursos extracurriculares, cuja meta é aperfeiçoar os ensinamentos obtidos pelos alunos na graduação.
Membros do corpo docente também integram e acompanham projetos de extensão universitária relacionados com as áreas de atuação. Essa iniciativa mostra como os profissionais estão engajados em contribuir com a formação dos estudantes.
Também há professores atuam na orientação e coordenação de pesquisas de iniciação científica. Essa ação permite que os alunos adquiram conhecimentos sobre as metodologias científicas, o que contribui para fortalecer o aprendizado.
No site e blog corporativos e nas contas da instituição nas redes sociais, é possível coletar informações sobre o engajamento do corpo docente com a qualidade do ensino oferecido.
Busque informações com estudantes e ex-alunos
Se você está muito interessado em ingressar em uma faculdade, verifique o trabalho dos professores conversando com quem está na graduação ou já obteve o diploma de nível superior.
Você pode fazer isso visitando o campus ou por meio das redes sociais. Caso tenha um contato presencial com os alunos e ex-alunos, o processo de obtenção dos dados pode ser ainda mais enriquecedor. Isso porque a comunicação não verbal (gestos, expressões faciais etc.) contém um grande significado na mensagem transmitida.
Podem ser feitas perguntas sobre o estilo do professor em sala de aula, a metodologia de avaliação, o uso de material didático e a maneira como responde às perguntas dos estudantes. Essas informações vão ajudá-lo a traçar um perfil do profissional de maneira mais sólida.
É inegável que a avaliação do corpo docente tem um grande peso na hora de escolher a faculdade. Por isso, essa iniciativa deve ser feita com muita atenção para não perder nenhum detalhe sobre o trabalho realizado pelos professores.
Não deixe de conhecer os cursos da FIA Business School, que procura melhorar a qualidade do ensino de maneira contínua. Por isso, vale a pena você ter dados atualizados sobre os nossos docentes. Afinal, estar informado é primordial para tomar boas decisões!