23 out 19
8 dicas para iniciar sua carreira de empreendedor
Seja por necessidade ou por oportunidade, iniciar a carreira de empreendedor nem sempre é algo simples. Existem inúmeras variáveis que precisam ser levadas em consideração, bem como fazer uma análise pessoal sobre o momento da vida que está passando, o mercado, a legislação e o investimento inicial.
Algumas características são comuns, como a capacidade de analisar o cenário em que se está envolvido e de correr riscos, a comunicação interpessoal, o esforço, entre outras. Neste post, vamos apresentar algumas sugestões para você iniciar a vida empreendedora. Continue lendo e entenda mais sobre o tema!
1. Verifique se sua ideia é realmente uma oportunidade de negócio
Para uma ideia representar uma oportunidade de negócio é preciso, inicialmente, conhecer o mercado, o público a quem se destina e a demanda do produto/ serviço que vai oferecer. Analise também o preço de venda, os custos envolvidos e os impostos.
Essa análise vai ajudá-lo a entender se essa ideia é estrategicamente viável e vai evitar que você corra riscos desnecessários, uma vez que ela pode até ser boa e ter tudo pra funcionar, mas não dará certo se não for economicamente viável. Se possível, faça testes, pois assim poderá errar e corrigir os erros mais rápido ainda (vamos falar mais sobre o assunto mais ao longo do texto).
2. Conheça a fundo o mercado que deseja atuar
Entre os motivos mais comuns para o fechamento precoce de uma empresa está a falta de conhecimento sobre o mercado e, consequentemente, um planejamento inadequado à realidade. Portanto, você precisa entender as nuances do mercado a partir de uma pesquisa eficiente e não apenas “achismos” e experiência prévia.
Com esse conhecimento é possível identificar oportunidades, saber quem são os concorrentes e os diferenciais deles, quem são seus clientes em potencial, qual a conjuntura socioeconômica da região onde você vai atuar, entre outros fatores.
Eles vão ajudá-lo a compreender o quadro geral, prever cenários e criar seu diferencial competitivo. Pensando nisso, responda às seguintes questões:
- Qual é o seu cliente ideal?
- Quem são seus concorrentes diretos e indiretos?
- Quais são as empresas mais reconhecidas que servem como modelo?
- Quais são as necessidades de mercado que seu negócio pode solucionar?
- Como realizar a gestão administrativa e financeira?
- Quem são os fornecedores?
- É necessário ter funcionário? Se sim, qual a capacitação necessária para ele?
3. Enumere as etapas de execução da forma que achar melhor
Quais são as etapas que fazem parte do processo que envolve o empreendimento? Trata-se de um plano com todas as ações necessárias para o desenvolvimento dele. Por exemplo, se for venda de produtos, você deve definir o que deve ser feito desde a aquisição até o pós-venda. O mesmo vale para serviços, com adição das etapas do processo.
O ideal é fazer um checklist de tudo o que envolve o projeto em um fluxograma com as categorias, os itens e os procedimentos — assim você não se perde e evita que alguma coisa seja esquecida. Analise se todos os itens foram executados corretamente e, se algum foi deixado para trás, verifique o motivo.
4. Troque experiências com pessoas que já estiveram onde você está
Compartilhar a ideia com pessoas que já estiveram onde você está vai ajudá-lo a colocar sua ideia em prática. Conversar com outros empreendedores leva a percepções que talvez tenham escapado aos seus olhos. Abandone o medo de dividir suas ideias e, caso não se sinta seguro para falar sobre elas, pense em revê-las.
É importante procurar o conselho de pessoas certas, com vivência empreendedora e que ganharam seu espaço no mercado. Pergunte sobre as dificuldades, como construíram suas oportunidades, qual o diferencial de mercado e qual conselho dariam a alguém que está começando. Acredite, essa conversa pode ser esclarecedora e incentivá-lo a crescer!
5. Pense na infraestrutura e no quadro de funcionários
Há vários tipos de estruturas: por exemplo, há empreendedores que utilizam o espaço apenas para fabricar os produtos que vendem, outros optam pela revenda direta e/ ou com ponto de venda. Independentemente do tipo, é importante estudar o espaço físico do negócio e a mão de obra necessária.
O quadro de funcionários é o que merece mais atenção. Faz parte da carreira de empreendedor selecionar colaboradores alinhados à sua ideia, uma vez que pessoas engajadas podem fazer seu negócio funcionar da maneira como imaginou.
6. Comece com um protótipo e experimente no mercado
Você não espera vender um produto sem transmitir claramente o que ele faz ou para que serve. Não importa o que seja, é fundamental desenvolver um protótipo do seu serviço ou mercadoria para apresentar ao público. Também serve como teste para avaliar o que desenvolveu até o momento e usar esse feedback para aprimorá-lo.
As interações são fundamentais para entender como o mercado vai se comportar em relação ao seu produto e criar valor diante dos seus potenciais clientes. A partir daí é possível vendê-lo, já que consumidores compram uma solução ou uma sensação, e não apenas um produto ou serviço.
Faça testes para verificar se sua ideia tem espaço no mercado. A partir deles será possível entender a aceitação da sua proposta e descobrir como o público vai reagir com sua ideia.
7. Adote práticas de gestão eficientes
Para isso, é importante conhecer essas práticas e entender qual a melhor forma de aplicá-las ao seu negócio. Você precisa de uma estratégia para pautar suas ações — e elas são obtidas por meio de estudo, pesquisa e conhecimento sobre o mercado. Se julgar necessário, utilize ferramentas que facilitam a gestão, como o CRM. Com ele é possível controlar os processos e gerar relatórios para facilitar suas ações.
8. Busque a inovação
Quando o empreendedor conhece o mercado, consegue ver aquilo que seus concorrentes não enxergaram: novas abordagens, produtos, serviços, formas de comunicação e atendimento, entre outros pontos que possam diferenciá-lo do mercado.
Além disso, é importante ter uma formação adequada. No curso de Administração da FIA Business School os alunos aprendem sobre empreendedorismo, conhecem práticas inovadoras e são estimulados a desenvolver suas habilidades para colocá-las em prática no mercado.
A criatividade profissional e de inovar devem fazer parte da carreira de empreendedor. Esses são elementos essenciais para a construção de uma imagem sólida e o melhor posicionamento de mercado.
Gostou do que leu? Aproveite, curta nossa fanpage e fique sempre bem informado sobre temas como carreira e negócios!