16 dez 19
Conheça os principais campos de atuação na Administração
A Administração apresenta diferentes campos de atuação, o que ajuda bastante na construção de uma carreira no segmento. No intuito de capacitar o profissional formado para trabalhar em áreas tão diversas, o curso proporciona uma capacitação que combina temas de Humanas e Exatas.
Isso é fundamental para que o estudante possa conhecer a fundo essas áreas e, assim, escolher aquela com a qual tem mais facilidade, afinidade ou que acredita ser a que mais vai oferecer oportunidades no mercado de trabalho. Continue com a leitura do post para conhecer as principais frentes da Administração e entender mais sobre cada uma delas!
Administração de pessoas
A administração de pessoas é o campo que se destina às atividades relacionadas à gestão de pessoal. Seu papel é realizar funções essenciais para o bom andamento dos demais setores da empresa por meio de técnicas estratégias administrativas capazes de estimular o desenvolvimento do fator humano da organização.
O objetivo do profissional é viabilizar que as entidades alcancem suas metas, assegurando também o bem-estar e a realização dos funcionários no trabalho. Entre suas atribuições estão:
- auxiliar a organização e os mecanismos ligados à mão de obra da empresa para que os funcionários possam atingir sua missão;
- disponibilizar meios para os objetivos da companhia sejam cumpridos;
- desenvolver um ambiente de trabalho saudável;
- proporcionar equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e as da empresa;
- fomentar a gestão da produtividade e a qualidade da equipe;
- estruturar a hierarquia da corporação a partir da definição de cargos e implementação de estratégias;
- criar métodos para melhorar o desempenho organizacional e individual;
- recrutar, selecionar, contratar e treinar profissionais;
- reter talentos na empresa;
- conduzir a gestão relacionada ao controle de presença, capacitações e desligamento;
- acompanhar e gerenciar as mudanças ocorridas no cenário organizacional.
Administração logística
Esse é um dos campos de atuação mais importantes da Administração. A área de logística tem o intuito de executar processos relacionados à produção, estoque e transportes internos e externos. É uma área em que se utilizam muitos recursos tecnológicos para acompanhamento e controle das operações.
O profissional se ocupa em prover recursos (materiais e financeiros) e informações para a execução dos processos de uma organização — desde a aquisição de matéria-prima, passando pela manipulação adequada até a efetivação da venda.
Logo, suas atribuições são voltadas para o controle de aquisições e de entrada de insumos, armazenamento, distribuição, monitoramento e gerenciamento de dados, em especial dos pontos relacionados à entrega e recebimento de produtos ou serviços.
O administrador deve ter como foco a busca pela melhor relação custo-benefício, de forma a otimizar os fluxos desenvolvidos e alcançar o maior grau de eficiência com o menor desperdício possível. Também deve assegurar que os processos executados estejam em conformidade com as normas de qualidade e segurança.
Administração financeira
Esse segmento da Administração trata dos pontos relacionados à gestão das finanças das organizações. O profissional da área deve ter habilidade para identificar e analisar a real situação econômica da empresa, suas receitas, fundos e a relação de seus bens e direitos garantidos.
A administração financeira compreende, então, o conjunto de recursos para aplicação, transferência, empréstimos e circulação. É responsável pela distribuição do orçamento organizacional entre os setores, realização do pagamento dos funcionários, contratação de fornecedores e de serviços terceirizados.
No mais, avalia o comportamento dos mercados e seus elementos — como títulos, ações, valores mobiliários em negociação, instituições atuantes nesses ramos etc. Com isso, possibilita que as decisões sejam tomadas de forma acertada e com base sólidas.
Administração mercadológica
A administração mercadológica é uma orientação complementar ao marketing. Ela utiliza um conjunto de técnicas e práticas para identificar oportunidades de mercado, desenvolvendo ou adaptando serviços e produtos para atender às necessidades detectadas.
Para isso, os profissionais estudam o comportamento do consumidor, entendem o que ele quer e precisa, seus interesses e desejos, no curto, médio e longo prazo. Definindo a persona (descrição semi fictícia do cliente ideal), também são estabelecidas a linguagem utilizada e o tipo de abordagem mais adequados.
Além de analisar o perfil do comprador é preciso compreender como é possível que a solução desenvolvida chegue até ele. Dessa forma, são pensados os canais de comunicação a serem utilizados, o tipo de material distribuído, entre outras atribuições determinantes para que os objetivos mercadológicos sejam alcançados.
Vale destacar que esse processo não inclui necessariamente a criação de peças publicitárias, mas direciona as ações das equipes de comunicação, marketing e vendas para conseguir satisfazer o público, fidelizá-lo e aumentar o lucro da organização.
Administração de produção
Também chamada de administração de operações, esse é o campo que coordena os recursos destinados para a fabricação de bens e serviços. Essa área é fundamental para toda a empresa ou entidade que produz algo, demandando o gerenciamento e programação dessa produção.
O profissional deve tomar as decisões essenciais no ambiente corporativo, entre as quais podemos destacar:
- implementar uma estratégia de produção que leve em consideração as formas de organizar a produção para atender às demandas de mercado e criar um diferencial competitivo;
- projetar os produtos e serviços;
- desenvolver sistemas de produção com base em seus arranjos físicos e fluxos produtivos;
- promover a ergonomia da produção;
- realizar estudos e levantar informações relacionadas à produção;
- planejar a capacidade, plano mestre de produção e sequenciamento;
- conduzir o controle de projetos.
Mesmo que o objetivo das empresas seja o lucro, a administração de produção é primordial, tendo em vista que se a organização não produzir, não há o que vender e não é possível sustentar o negócio.
Agora que já conhece os campos de atuação da Administração é o momento de avaliar com qual deles você mais se identifica neste momento. E se a dúvida bater, não se preocupe! É possível migrar e atuar em mais de uma área até entender qual é a mais interessante para sua carreira.
E então, gostou deste post? Aproveite para conhecer mais sobre o curso de Administração da FIA! Entre em contato conosco agora mesmo para conversar com um de nossos colaboradores e tirar todas as suas dúvidas!