09 dez 19
Como controlar a ansiedade pré-vestibular e se dar bem na prova?
Muitas dúvidas e dilemas relacionados ao vestibular são capazes de influenciar o rendimento de um estudante. Tudo gira em torno de atividades escolares, preparação para provas, questões hormonais, necessidade de afirmação e muitas decisões. Toda essa pressão gera uma expectativa que, em alguns casos, leva à ansiedade pré-vestibular.
O cenário é mais preocupante do que parece. Boa parte dos vestibulandos apresenta dificuldades frequentes de concentração, além de dores de cabeça, nos músculos e inquietação.
A situação acima é comum para você? Então, continue lendo o post, entenda o que é a ansiedade, como reduzir seus impactos no cotidiano e como passar pelo momento de vestibular com tranquilidade. Boa leitura!
O que é ansiedade e quais são suas causas?
É causada principalmente pelo medo e angústia de algo que a pessoa não conhece, é confuso e indefinido. É um estado emocional comum do ser humano causado por algum problema ou a necessidade de tomar decisões difíceis.
O temor de não passar na prova é o principal fator para desencadear a ansiedade nos estudantes. Outro motivo está associado às escolhas, como qual o curso ideal, que carreira seguir, se ela está condizente com a preferência dos pais, se trará rendimentos etc. Tudo isso resulta em mais pressão.
Como a ansiedade afeta os estudantes?
Nesse contexto, a ansiedade excessiva pode trazer consequências negativas para o jovem que lida com a pressão da escola, dos familiares e da sociedade. Entre os sinais podemos destacar:
- agitação, irritação e falta de confiança;
- pensamentos de depreciação sobre si mesmo;
- não conseguir assimilar o conteúdo;
- falta de concentração;
- dificuldade de interpretar questões;
- dificuldade de conciliar tarefas e lidar com o tempo.
Esses sintomas podem resultar em um “ciclo de frustrações”, determinantes para prejudicar os resultados tanto na escola quanto nos cursos preparatórios para o vestibular.
O que fazer no dia anterior ao vestibular?
Independentemente do quanto você tenha se preparado, no dia anterior evite ter pensamentos negativos sobre a prova. É o momento de revisar algumas coisas e se distrair. Veja as sugestões:
Defina uma estratégia para as respostas
Definir previamente como vai resolver as questões pode ajudar. O ideal é começar por aquelas em que você tem mais facilidade não só para reduzir a ansiedade, como também para direcionar suas energias da melhor forma.
Revise material e documentação
Já pensou chegar no dia do teste sem a caneta certa, voucher de inscrição ou documentos? Por isso, se prepare no dia anterior, separando tudo o que será necessário e avaliando se tudo está funcionando. A medida vai evitar preocupações desnecessárias.
Relaxe
Nos dias que antecedem a prova, a técnica mais utilizada é a de resolver várias questões e revisar o conteúdo mais importante, mas na véspera é recomendado se esquecer um pouco de tudo isso e relaxar. Faça algo que goste, veja os amigos, assista a um filme, entre outras atividades prazerosas para reduzir a pressão.
Cuide da alimentação
Alimente-se de maneira equilibrada e saudável. Evite comidas gordurosas, carne vermelha em excesso e muito doce. Pode não parecer, mas até mesmo a forma que você se alimenta faz diferença no controle do nervosismo. Beba bastante líquido, em especial água e isotônicos.
Quais as melhores práticas para aliviar a ansiedade pré-vestibular?
Ficar muito preocupado não é uma coisa boa durante a prova, por isso é fundamental usar algumas técnicas para reduzir a pressão e aliviar a tensão. Entre as práticas mais interessantes podemos listar:
Faça uma autoanálise
O primeiro passo é reservar um tempo para refletir e buscar entender se você está ansioso, o que é uma condição normal e que pode ser superada. Seu foco é descobrir formas de reduzir suas preocupações. Lembre-se de que você se preparou bem durante um período considerável e não há motivos para deixar as incertezas o dominarem.
A autoanálise vai ajudá-lo a ver o que fez até o momento, reconhecer seus esforços e desenvolver estratégias para o dia da prova. Procure ressaltar em si os pontos positivos e identificar quais outros precisa melhorar.
Mantenha o plano de estudos
Se você está se sentindo bem com o planejamento que traçou, mantenha-o até o final. Caso não, faça um novo plano de estudos para as semanas que antecedem a prova. Mesmo nos últimos dias é importante manter uma programação, pautada principalmente no reforço do conteúdo. Evite estudar de maneira desordenada para não deixar o nervosismo tomar conta.
Trabalhe seus pontos fracos
Aqueles pontos que você acredita que precisa melhorar devem ser o alvo dos estudos. Pode ser o reforço das estratégias de concentração, uma matéria na qual apresenta dificuldade, entre outros. Defina-os depois de refletir bem, uma vez que o intuito é aperfeiçoar suas habilidades e não rever tudo.
Planeje seu trajeto
O ser humano se sente mais seguro quando se depara com situações com as quais já está familiarizado. Assim, separe um tempo para visitar o local da prova antes do dia de sua aplicação, principalmente se você não conhece a região. Essa atitude vai ajudá-lo não só a evitar atrasos, mas também a aumentar a sua segurança.
Pensamento positivo
Mais do que o momento de colocar o que aprendeu em prova, o vestibular não é o fim do mundo e é possível fazê-lo de novo. Você fez sempre o melhor, então, não desanime e prossiga firme até o resultado final. O que não é recomendado é deixar que o nervosismo tome de conta. Portanto, mantenha o foco, acredite no seu potencial para evitar a ansiedade pré-vestibular.
Quer saber mais dicas sobre vestibular, carreira, cursos, entre outras informações? Siga nossa fanpage e fique sempre informado!