processo seletivo em faculdade particular

24 abr 19

Como funciona o processo seletivo em uma faculdade particular?

O processo seletivo em faculdade particular tem o objetivo de selecionar os estudantes aptos e assegurar que ele tenha os requisitos para iniciar seus estudos naquela instituição de ensino. Dependendo da faculdade os métodos aplicados vão além dos vestibulares convencionais e aceitam outras formas de seleção às vagas disponíveis.

Em geral, nas instituições privadas possibilidades são mais amplas e nem sempre é necessário realizar uma prova tradicional para medir o desempenho dos interessados na vaga. Continue lendo o post e conheça as diferentes maneiras de ingresso no ensino superior.

1. Vestibular

Há basicamente três modalidades de vestibular. São elas:

Vestibular tradicional

É o modelo mais tradicional de seleção e o mais utilizado pelas faculdades brasileiras. Esse processo seletivo verifica se o candidato tem os conhecimentos necessários para ingressar no nível superior de ensino. A lógica é simples: os alunos que acertarem a maior quantidade de questões fazem mais pontos, portanto, quanto mais pessoas prestarem o vestibular, maior a pontuação necessária para obter uma vaga.

Todas as especificações do funcionamento do vestibular são definidas em um edital, publicado na instituição e no site. Nele, estão disponibilizadas informações como datas para inscrições, taxa, data de aplicação da prova, local, entre outros dados importantes.

O vestibular cobra matérias do ensino médio. O formato da prova e o número de questões varia de acordo com a faculdade, mas a maioria delas adota sistemas de questões de múltipla escolha, questões discursivas e redação. Cursos como artes visuais e música também exigem provas de habilidades específicas.

Vestibular Seriado

Nele, o estudante presta provas durante o ensino médio e não somente quando conclui o curso básico. Nem todas as universidades oferecem essa modalidade, que é uma forma de não sobrecarregar o candidato, já que ele pode demonstrar seu conhecimento por etapas. Geralmente as provas são aplicadas nos três últimos anos do ensino médio, e as questões são elaboradas conforme o conteúdo daquele ano.

Vestibular Agendado

Outra forma de processo seletivo em faculdade particular é o vestibular agendado. Consiste na aplicação da prova em data específica, beneficiando os estudantes que não conseguiram participar do exame na data determinada no edital.

O aluno pode escolher datas e horários previamente determinados. Também há instituições que permitem que o aluno indique o melhor dia para comparecer ao local da prova.

2. Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi desenvolvido para avaliar o nível do ensino médio das escolas brasileiras, mas seus objetivos mudaram. Hoje, atende a uma grande demanda de estudantes que querem ingressar em uma instituição de nível superior, inclusive as particulares. Basicamente, há duas formas de utilizar a nota do Enem: ProUni e ingresso direto.

O ingresso direto pode ser usado quando o estudante não se encaixa nos critérios do ProUni ou não conseguiu uma bolsa de estudos. Essa modalidade permite que seja apenas apresentada a nota, e se for obtido a nota mínima é só fazer a matrícula. As regras variam conforme a universidade, que podem, por exemplo, atribuir pesos diferentes conforme a área de conhecimento ou definir uma média mínima para redação.

Assim como o vestibular, os requisitos são publicados em edital específico. No entanto, a maioria das faculdades pode substituir o vestibular tradicional pela nota do exame.

3. Diploma IB (International Baccalaureate)

O IB ou International Baccalaureate (Bacharelado Internacional) é uma certificação educacional reconhecida internacionalmente. O objetivo é facilitar a transição do ensino médio para o superior em universidades de todo o mundo. As escolas conveniadas participam de avaliações para que possam oferecer essa qualificação aos seus estudantes, pautada principalmente em imersões em português e em inglês.

O diploma IB permite a ampliação da mobilidade acadêmica. Sua reputação é um dos diferenciais, uma vez que simplifica a aceitação nas instituições de ensino. Em algumas delas basta apresentar a certificação para o ingresso. Também serve como preparatório para vestibulares e graduação em diferentes áreas de conhecimento.

Inúmeras escolas no mundo oferecem o diploma IB. São aproximadamente 3.500 escolas em quase 140 países.

4. Diploma Abitur

Também é uma certificação, concedida aos estudantes que participaram de um curso específico em sua própria escola. Na Alemanha, funciona como o Enem, avaliando o desempenho dos estudantes de nível médio daquele país.

Com o diploma é possível ingressar em universidades alemãs, brasileiras, de outros países da América Latina, Europa e ainda obter créditos para instituições americanas. Em algumas delas, o estudante pode conseguir bolsas parciais ou integrais. No Brasil, a FIA foi a primeira faculdade particular a adotar o diploma Abitur como processo de seleção.

O conteúdo programático do Abitur aborda disciplinas como português, história, matemática, biologia, física, além de idiomas como inglês e alemão. A avaliação final inclui quatro matérias obrigatórias e três opcionais em exames escritos e orais. Há uma nota mínima para passar no Abitur baseado em sistema de notas que varia de 1 a 6.

5. Certificação Cambridge (Exame CAE)

A certificação Cambridge é chamada de CAE (Certificate in Advanced English). Trata-se de um dos exames mais importantes criados pela Universidade de Cambridge, faculdade inglesa reconhecida mundialmente. O CAE é aceito por países em todo o globo para comprovação do alto nível de inglês, obtenção de visto e ingresso no ensino superior.

Mais de seis mil instituições de ensino, órgãos governamentais e corporações aceitam o exame como prova de alto nível de desempenho. Ele é baseado em imersões em inglês focadas na área profissional para desenvolvimento das habilidades linguísticas.

O candidato que conclui o exame CAE comprova que:

  • consegue acompanhar um curso acadêmico de nível universitário;
  • desenvolve suas habilidades de comunicação;
  • consegue lidar com situações do cotidiano em países de língua estrangeira;
  • consegue se expressar com fluência;
  • consegue reagir a situações corriqueiras em diferentes culturas.

Faculdades brasileiras aceitam apenas a comprovação do certificado para o ingresso no curso superior.

Como visto existem mais de um processo seletivo em faculdade particular. A escolha vai depender de fatores como a disponibilidade do estudante e seu nível de conhecimento. É válido ressaltar que as instituições podem dar prioridade a um em relação a outro, por isso é importante consultá-la previamente para definir aquela que terá maior peso na sua aprovação.

Gostou do que leu? Aproveite e entre em contato conosco e veja quais as possibilidades para ingressar no nível superior.


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *