INTERCÂMBIO

Apresentação

A Faculdade FIA de Administração e Negócios, com o intuito de preparar seus alunos para atuar com excelência não só no Brasil, mas também no exterior, oferece a possibilidade de realizarem intercâmbio internacional.

Para isso, instituiu o Escritório de Relações Internacionais da Faculdade FIA, com a missão de viabilizar o intercâmbio com escolas do exterior, bem como expandir e firmar convênios com universidades ao redor do mundo.

O intercâmbio

O programa visa oferecer ao aluno de graduação a possibilidade de cursar algumas disciplinas complementares ao currículo oferecido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com suas expectativas de carreira, por um período que pode variar de 2 semanas a 2 anos.

Desta forma, o aluno terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em um ambiente internacional, com todos os desafios e integração que um intercâmbio proporciona.

A quem se destina

Aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação da Faculdade FIA de Administração e Negócios;

Alunos com proficiência na língua estrangeira da instituição de ensino de destino;

Escolas Parceiras e Descrição dos Programas Oferecidos

Clique na bandeira do país e conheça as escolas e programa oferecidos

EM Normandie
  • Site da Instituição: www.ecole-management-normandie.fr/home.php

  • Programa

    • Exchange program
  • Necessário

    • Certificado de proficiência na língua inglesa.
    • Seguro saúde (French Health Care)
  • Não inclui

    • Acomodação
    • Seguro saúde
    • Alimentação
    • Passagem aérea
    • Livros
Victoria University - Melbourne
  • Site da Instituição: www.vu.edu.au

  • Programa

    • Exchange program
  • Necessário

    • IBT TOELF 65 pontos
    • IELTS 6.0 pontos
  • Não inclui

    • Acomodação
    • Seguro saúde
    • Alimentação
    • Passagem aérea

Tipos de Intecâmbio

1. Exchange programs: são programas que universidades e faculdades estabelecem entre si de forma que cada uma se compromete a receber um determinado número de alunos da outra para estudar no seu campus em troca do direito de enviar à outra instituição outros alunos. Quando as universidades têm este tipo de programa, o aluno que vai estudar fora continua a pagar mensalidade para a sua escola de origem.

2. Visiting student: na condição de visiting student o aluno deve trancar o curso na FFA e pagar a mensalidade diretamente na universidade de destino. Para ser visiting student o aluno interessado também deve participar do processo seletivo. Nesse caso, o aluno da FFA terá seus créditos reconhecidos como atividade extra-curricular.

3. Cursos de Curta Duração: A maior parte das universidades no exterior oferece cursos de Verão que podem durar de duas semanas a um mês e ocorrem normalmente em Julho. Os critérios de seleção variam conforme a instituição. Esses cursos podem constar no Histórico do aluno como Curso Complementar.

Duração

Intercâmbios de curta duração: de duas semanas a seis meses.

Intercâmbios de longa duração: de seis meses a um ano.

Custos

Nos intercâmbios bilaterais, troca de alunos, o aluno intercambista aprovado será responsável pelos custos de acomodação, alimentação, documentação, seguro, visto, tradução de documentos, etc. A Faculdade FIA não intermediará a hospedagem, mas dará o apoio logístico para que o aluno encontre uma estadia adequada.

Para o pagamento de mensalidades, os alunos da Faculdade FIA estão sujeitos às regras da instituição escolhida. O semestre na FIA deverá ser trancado.

Processo Seletivo

Duração

- Análise do Histórico Escolar, considerando-se a média dos semestres cursados, que deverá ser obrigatoriamente maior do que 7,5;

- O aluno selecionado que for reprovado em alguma disciplina durante o semestre que antecede sua viagem terá sua situação reavaliada pela coordenação acadêmica, que poderá vetar sua participação no programa;

- Fluência no idioma, comprovada através de testes oficiais TOEFL (www.toefl.org), IELTS (www.ielts.org) ou prova realizada pela escola em que o aluno pretende estudar;

- Entrevista com o Coordenador da graduação na Faculdade FIA;

- Carta de apresentação, discorrendo sobre o principal motivo e expectativas para a realização do intercâmbio, na língua da instituição escolhida;

- Demonstração de capacidade financeira para sustentar-se no país.

Critérios de desempate

Caso dois ou mais alunos venham a ter a mesma média geral, o mesmo desempenho acadêmico e o mesmo nível de proficiência na língua, o critério de desempate será uma entrevista com o coordenador/diretor da Faculdade FIA de Administração e Negócios.

Documentação para alunos Faculdade FIA

A lista de documentos exigidos para a inscrição do aluno aprovado na instituição escolhida será entregue ao aluno assim que o resultado do processo seletivo for divulgado. Será entregue ao aluno uma carta de aprovação para que possa providenciar o visto.

FAQ

1. A partir de qual semestre posso me candidatar ao programa de intercâmbio?
A partir do 5º semestre para intercâmbios de longa duração. A partir do 3° semestre para Cursos de Verão.

2. Como funciona o processo seletivo para o intercâmbio?
Para se inscrever no processo de intercâmbio, é necessário que o aluno nos entregue seu histórico escolar, exame de proficiência (TOEFL nota mínima 90, IELTS mínima 6.

3. Qual teste é usado e qual a pontuação?
Para inglês, TOEFL (mínimo 90) ou IELTS (mínimo 6). Algumas escolas parceiras exigem uma pontuação superior.

4. Como faço para participar de um intercâmbio?
Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico.

5. Como ocorre o processo seletivo?
A Faculdade FIA classificará os candidatos em função da média das notas obtidas durante o curso até a data em que for feita a classificação e convidará para participarem do programa aqueles alunos que tiverem maior média nas disciplinas cursadas até aquela data, não cabendo aos alunos não selecionados qualquer tipo de contestação com relação à classificação feita. Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico. Os resultados são calculados utilizando-se ponderação por curso e semestre.

6 . É fácil obter o visto de estudante?
Para aceitar um aluno intercambista, a maioria dos países exige um visto de estudante. Este visto costuma demorar de 30 a 60 dias para ser obtido e as exigências variam de acordo com cada consulado. Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico. Alunos que têm passaporte de algum país da UE não precisam de visto de estudante para estudar na Europa.

7. Quando começam e quando terminam as aulas lá fora?
Varia um pouco de faculdade para faculdade e de país para país. Em geral, as aulas do primeiro semestre deles começam em setembro e vão até janeiro. Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico. As do segundo semestre começam em fevereiro e vão até junho. As datas para cada semestre serão informadas nas palestras semestrais.

8. Há algum tipo de intercâmbio de curta duração?
Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico. Sim, a Faculdade FIA oferece intercâmbios de curta duração (2 semanas a 1 mês), que são denominados Cursos de Verão.

9. Há alguma exigência de certificado de idiomas exigido para estas universidades?
Algumas universidades exigem o TOEFL . A maioria das outras universidades oferece cursos de idioma. Entretanto é interessante o aluno chegar com um nível intermediário do idioma falado no Todo semestre, no início das aulas, são realizadas palestras divulgando os programas de intercâmbios existentes e os detalhes desses programas para o semestre específico. país para o qual fará o intercâmbio, o que facilitaria a compreensão e aprendizagem nas salas de aula.

10. De quem é a responsabilidade pela obtenção de vistos, passaporte, hospedagem, seguro saúde e transporte para a realização da viagem?
A responsabilidade por todos os itens acima é exclusiva do aluno contratante da viagem. Caberá à Faculdade FIA, por meio do Escritório de Relações Internacionais, da coordenação da graduação e dos representantes das escolas internacionais, apenas orientar o aluno interessado no intercâmbio quanto a estes itens.