FIA

O que, afinal, é a Sociedade 5.0?

O que, afinal, é a Sociedade 5.0?

O que, afinal, é a Sociedade 5.0?

Inteligência artificial, redes de alta velocidade, big data e a comunicação entre máquinas são tecnologias que, em alguma medida, já estão presentes em nossas vidas.

No entanto, o potencial de desenvolvimento delas ainda é muito grande. Tão grande que um uso bom, racional e coordenado dessas técnicas pode trazer benefícios evolutivos imensos para a vida em sociedade.

Uma proposta de modelo de organização social que usa essas ferramentas para criar soluções para necessidades humanas é a Sociedade 5.0.

Breve definição

O conceito foi elaborado pelo governo japonês em 2016, no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia do país, para o período de 2016 a 2021, com pretensões pouco modestas: prover serviços necessários ao bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer pessoa.

A Sociedade 5.0 foi designada como uma sociedade que o Japão deveria aspirar ao futuro, e o “plano” é tão bom que serve como referência mundial. Ela é uma evolução cronológica e tecnicamente sucessora de 4 modelos sociais: sociedades da caça (1.0), da agricultura (2.0), industrial (3.0) e da informação (4.0).

A Sociedade da Informação, ou 4.0, é a dos computadores. Esse momento, em que é possível processar uma grande quantidade de dados e se comunicar em tempo real com pessoas ao redor do planeta ainda não foi superado. Mas estamos num momento de transição e o projeto de Sociedade 5.0 propõe valores e procedimentos relevantes para executar bem essa passagem – confira um pouco mais sobre eles a seguir.

Objetivos e desafios da Sociedade 5.0

Nas sociedades organizadas, muitas dificuldades sérias podem ser transformadas em oportunidades de resolução de problemas. No caso do projeto japonês de Sociedade 5.0, é exatamente assim que funciona.

Em vídeo institucional do governo do Japão para promover esse novo paradigma, os principais problemas a serem resolvidos pela aplicação de tecnologia são:

Sair da versão mobile