Investir em educação é uma decisão bastante importante na vida de todo profissional e que faz muita diferença no desenvolvimento de sua carreira e no alcance de melhores posições no mercado de trabalho.
Pensando nisso, pode ser que a pergunta por que fazer mestrado já tenha passado pela sua cabeça, e esse artigo vai te ajudar a esclarecer essa questão. Leia e entenda porque essa é uma escolha muito indicada e vantajosa.
Entenda a diferença entre pós-graduação, especialização e mestrado
É comum que os profissionais fiquem em dúvida em relação ao próximo passo de suacarreira e se perguntem qual é a diferença entre pós-graduação, especialização e mestrado. Embora os conceitos se entrelacem, existem algumas diferenças.
A pós-graduação engloba todos os estudos realizados após a conclusão da graduação, e pode incluir cursos como especializações, MBAs, mestrados e doutorados.
A especialização é um tipo específico de curso de pós-graduação lato sensu, que geralmente se concentra em uma área específica do conhecimento e oferece um conhecimento mais aprofundado e prático, visando aprimorar as habilidades profissionais dos alunos.
Por outro lado, o mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu, mais avançado do que uma especialização, com duração de cerca de dois anos. Ele pode ser acadêmico, focado na pesquisa científica e atuação prioritária no meio acadêmico, ou profissional, focado não somente na pesquisa e docência no ensino superior, mas também no desenvolvimento de habilidades práticas e aplicadas a determinadas áreas profissionais.
Por que fazer mestrado?
O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e ter um diploma de mestrado em seu currículo, bem como o conhecimento desenvolvido no curso é um grande diferencial. Com essa formação, você conhece ainda mais sobre a sua área de trabalho, podendo conquistar a ascensão profissional pela abertura de novas portas e oportunidades.
Confira 5 razões que mostram a relevância de fazer um mestrado:
1. Desenvolvimento profissional
O curso de mestrado proporciona um aprofundamento significativo em uma área específica do conhecimento, permitindo que o profissional se torne referência em um determinado campo de trabalho.
2. Mais oportunidades na carreira
Diversas oportunidades se abrem para quem finaliza um curso de mestrado. A remuneração também aumenta significativamente, com ganhos muito superiores em relação a profissionais que contam apenas com o ensino superior.
A possibilidade de mudar de área também aumenta bastante, devido ao conhecimento adquirido ao cursar um mestrado, abrindo portas para a disputa de cargos que antes não seriam possíveis.
3. Oportunidade de explorar novas áreas de pesquisa
O mestrado oferece possibilidades de explorar novas áreas de pesquisa, principalmente por meio da estrutura e dos recursos disponíveis durante o curso, como:
- acesso a professores e pesquisadores experientes e especializados;
- ambiente acadêmico estimulante;
- acesso a recursos bibliográficos e laboratoriais;
- flexibilidade curricular;
- estímulo à inovação e à criatividade.
4. Aumento da credibilidade e do reconhecimento
Ter um mestrado atrelado ao seu currículo destaca suas competências como profissional, trazendo mais oportunidades e aumentando o seu círculo profissional. Fica claro, também, que você é uma pessoa que está sempre buscando se aprimorar e entender mais sobre sua área de conhecimento.
5. Networking
O mestrado oferece recursos para desenvolver e expandir sua rede profissional. Durante o curso, você interage com professores, especialistas do mercado e colegas de classe, criando oportunidades valiosas de networking. Os professores, em particular, podem servir como mentores e facilitadores de conexões profissionais, oferecendo insights e orientação em sua área de estudo.
Além disso, os programas de mestrado frequentemente envolvem participação em conferências, seminários e eventos acadêmicos, nos quais você pode conhecer profissionais da área e estabelecer conexões significativas. Esses eventos oferecem um ambiente propício para trocar ideias, aprender com outros especialistas e até mesmo colaborar em projetos futuros.
Entenda a diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são programas de pós-graduação stricto sensu que têm diferenças significativas em termos de foco, objetivos e abordagem.
A modalidade acadêmica é mais orientada para a pesquisa e tem como objetivo principal preparar os alunos para a carreira acadêmica e a produção de novos conhecimentos científicos. Esse curso geralmente exige a elaboração de uma dissertação, que é um trabalho de pesquisa original que contribui para o avanço do conhecimento em uma determinada área.
Os alunos do mestrado acadêmico são incentivados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e comunicação acadêmica. Esse tipo de mestrado é mais indicado para quem pretende seguir primordialmente a carreira acadêmica, como professor universitário e/ou pesquisador em instituições de pesquisa.
Por outro lado, o mestrado profissional é mais voltado para a aplicação prática do conhecimento em um determinado campo profissional. Ele tem como objetivo principal preparar os alunos para atuar de forma mais eficaz e qualificada em suas áreas de atuação.
O mestrado profissional geralmente enfatiza o desenvolvimento de habilidades práticas, a análise de problemas reais e a busca por soluções aplicáveis ao mercado de trabalho. Os alunos, além de elaborar uma dissertação que contribua com a solução de problemas reais e que tenha o potencial de gerar produtos tecnológicos, podem desenvolver projetos aplicados no decorrer do curso.
Esse tipo de mestrado é mais indicado para quem pretende seguir uma carreira profissional, como gestor, consultor ou especialista em determinada área, mas também habilita o mestre a trabalhar com pesquisas e a atuar na docência do ensino superior.
Agora que você já entendeu a diferença, conheça o mestrado profissional em gestão de negócios da FIA e entenda porque esse é o próximo passo que você precisa dar para avançar em sua carreira!