FIA

Como recorrer às metas SMART para aumentar a eficiência

Como recorrer às metas SMART para aumentar a eficiência

Alcançar um sonho ou um grande objetivo raramente é uma tarefa simples. A capacidade de visualizar com clareza essa meta em sua complexidade pode ser determinante para planejar maneiras de chegar até ela.

Muitas vezes, a grandeza ou a distância desses objetivos confunde o planejamento para alcançá-los. É necessário converter os sonhos em algo concreto e palpável, ainda mentalmente, para agir com objetividade. Assim, chega-se a um resultado eficaz.

Para sintetizar uma maneira inteligente de planejamento para traçar metas, o executivo George Doran difundiu a metodologia SMART no famoso (e ainda atual!) artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives (“Há uma forma inteligente de escrever metas e objetivos de gestão”, em tradução livre).

O que são metas SMART

Já que nem sempre é tão fácil “recortar” os objetivos em etapas menores, que levem aos resultados, usar a metodologia SMART ajuda a estabelecer etapas objetivas e bem-estruturadas para atingir a meta, tanto para gestores quanto no contexto pessoal.

O nome SMART é um acrônimo, que permite lembrar facilmente seus componentes:

Sair da versão mobile