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Raio-X do mercado fitness em 2021

Raio-X do mercado fitness em 2021

As evoluções nas comunicações e nos conhecimentos médicos das últimas décadas têm grande impacto sobre a formação de pensamento das novas gerações. A conscientização e a preocupação a respeito de hábitos saudáveis para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida são reflexos disso.

Do ponto de vista empresarial, produtos e serviços do “mercado fitness” – ligados aos cuidados com o corpo, saúde e bem-estar – apresentam boas oportunidades, mesmo em meio a crises. O presente artigo é um “mapa da mina”, que reúne os aspectos mais relevantes como ponto de partida para quem estruturar ou investir num negócio do segmento.

O que é o mercado fitness: segmentos

O nome “mercado fitness” é abrangente para diversos tipos de atividade, como antecipamos logo acima. Embora todos os negócios desse ramo fundamentem-se na preocupação da clientela com saúde e bem-estar, não faz sentido “misturar alhos com bugalhos”, comparando restaurantes veganos com academias do ponto de vista operacional.

Resumimos a seguir quais são os segmentos mais populares desse mercado e quais são suas características principais:

Academias: tipicamente atendem públicos urbanos, com restrições para exercícios em locais públicos. Podem apostar em treinos convencionais a preços competitivos ou oferecer maior variedade de atividades e resultados direcionados.

Treino físico e consultorias: Os personal trainers fornecem atendimento especializado e podem ter atendimento flexível, de maneira autônoma, em academias ou clubes. Também podem formar redes interdisciplinares com consultores nutricionais, médicos e nutrólogos.

Moda: Marcas e lojas dedicadas a produzir e comercializar roupas e acessórios para exercícios físicos. A preocupação com mobilidade, conforto e transpiração costumam caracterizar esses produtos, que também estão ligados à imagem do estilo de vida saudável.

Nutrição: Além da atividade física, a alimentação balanceada é outro fundamento de uma vida saudável. O setor da nutrição abarca consultores e especialistas, suplementações e linhas de alimentos variados, que podem ou não ser direcionados a praticantes de esportes.

Estética e cosméticos: Parecer saudável é um aspecto relevante do estilo de vida saudável à venda. Isso inclui procedimentos e produtos para pele, depilação, varizes, estrias, entre outros. No caso dos cosméticos, as opções com ingredientes naturais, veganos e menos químicos também tem ganhado apelo como opções saudáveis.

Restaurantes: Setor altamente competitivo, mas altamente diversificado. Abriga da marmita com alto valor nutricional ao prato gourmet, dietas veganas, dietas de baixas calorias e outras especializações.

Como é o mercado fitness no Brasil

O Brasil é um dos principais mercados fitness do planeta. Foi a nação com o décimo maior faturamento nesse ramo em 2016, atingindo US$2,4 bilhões anuais. A expansão de grandes redes de academia, como Bodytech e SmartFit, na década de 2010 atraiu clientes com a promessas de melhoras na saúde e aparência mediante mensalidades reduzidas.

Em faturamento, o segmento fitness brasileiro foi o terceiro das Américas (US$2,1 bilhões em 2019), de acordo com levantamento da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos.

Nos anos recentes, a abordagem de oferta de serviços em massa também abriu espaço a empresas menores e segmentadas, com inspiração em contrapartes norte-americanas. As academias exclusivas de bicicletas, ginástica funcional e pilates conseguiram espaço entre as tradicionais musculação e aeróbica.

O interesse por academias também impulsionou os outros segmentos fitness. Com efeito, tanto esses setores quanto as academias passaram por uma modernização de modelos de negócios em decorrência de mudanças de hábitos. Um exemplo dessa renovação foi a proposta do Gympass, de 2012, de criar um plano de mensalidade única para diversas academias parceiras.

O crescimento das franquias de marcas ligadas à vida saudável também faz parte dessa modernização. De 2013 para 2016, as franquias fitness passaram, de 3%, a representar 8% das lojas nesse formato no país, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como funciona o mercado fitness?

São três os modelos de negócio desse mercado: novas empresas, licenciamento e franquia. Para todas elas, uma formação em gestão empresarial é fundamental, à parte os conhecimentos técnicos.

O licenciamento oferece a possibilidade de trabalhar com marcas consolidadas, o que reduz a dificuldade de conquistar a clientela. Também permite adaptar o negócio. Por isso, os esforços de marketing tendem a ser mais simples nesses casos do que com as novas empresas.

Por outro lado, o modelo de franquia impõe padrões específicos de uma marca às lojas, produtos e serviços ofertados. O dono da marca também assume a comunicação e o marketing nesses negócios.

Quais são os principais desafios do mercado fitness?

Inovação

As mudanças sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19 impôs mudanças de hábito que devem permanecer em maior ou menor intensidade. A digitalização é uma dessas mudanças.

Opções de aulas virtuais para academias e a facilitação de procedimentos por meios digitais (contratação ou cancelamento de serviços, por exemplo) demandam aportes em investimento e soluções eficazes para atender às expectativas da clientela, mesmo depois da pandemia.

Incertezas econômicas

As constantes crises econômicas no país impõem aos empresários o desafio extremo de equilibrar uma rígida disciplina fiscal e a oferta de serviços e produtos de qualidade.

Para empreendimentos segmentados o desafio pode ser ainda maior, especialmente naqueles em que poucos clientes pagam quantias mais elevadas para obter um benefício supérfluo.

Fidelização de consumidores

Manter o interesse e a atenção dos consumidores é um desafio especialmente sensível para alguns tipos de negócios e públicos. Frequentadores de academia precisam se manter motivados para seguir renovando suas assinaturas, por exemplo.

A faixa etária da população sobe pouco a pouco, ano a ano. Entender os hábitos e demandas desse povo que envelhece pode ser muito importante para se comunicar e atender expectativas de novos clientes no campo da saúde e do bem-estar.

As tendências do mercado fitness para 2021

A startup de gestão Tecnofit estima que 65% dos alunos de academia interromperam suas rotinas de exercícios nesses estabelecimentos nos primeiros meses da pandemia no Brasil. Cerca de 88% das assinaturas foram reativadas em agosto de 2020, com a reabertura das academias.

O revés seguido de recuperação caracteriza o momento de incerteza de 2021. No entanto, existe grande potencial de expansão do mercado fitness no país. Apenas 5% da população brasileira consome serviços de academias e centros esportivos e, ainda assim, o país é a segunda nação com mais academias de ginástica no mundo – com 35 mil unidades, atrás apenas das 40 mil dos Estados Unidos.

Para a superação de obstáculos e a conquista de novos mercados, 6 tendências se impõem para o ano de 2021:

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