A tecnologia pode ser considerada uma das grandes vilãs da produtividade. Afinal, ela fornece fácil acesso a tudo o que acontece no mundo. Por isso, é importante ter uma boa gestão do tempo para que a navegação na internet não atrase o que deve ser realmente feito.
O resultado da procrastinação é sempre negativo: cansaço, estresse, ansiedade, falta de incentivo e desorganização. Por isso, muitas vezes os alunos precisam estudar até mais tarde para recuperar o tempo perdido.
Por outro lado, se bem utilizada, essa ferramenta pode ser uma poderosa forma de melhorar seu desempenho nos estudos. Ao aproveitar melhor o tempo, a sensação de sobrecarga ao final do dia diminui, tornando sua rotina mais eficiente.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer alguns aplicativos que auxiliam na gestão do tempo e melhoram sua produtividade. Acompanhe!
1. Wunderlist
O Wunderlist permite que você crie diversas listas para organizar todas as tarefas que precisam ser realizadas durante o dia. Tarefas maiores podem ser divididas em menores, assegurando uma boa visualização das responsabilidades.
Caso aconteça algum imprevisto e alguma atividade fique atrasada, ela será marcada em vermelho. Já aquelas que são rotineiras podem ser configuradas de forma diferente, para que uma nova tarefa seja criada toda semana, por exemplo.
Outro benefício do aplicativo é permitir a marcação de um ou mais afazeres com estrela. Isso significa que ele é uma prioridade e deve ficar acima dos outros. Também é possível compartilhar as listas com outras pessoas ou filtrar o conteúdo por meio de hashtags.
2. Evernote
O Evernote funciona como uma espécie de bloco de notas para tudo o que você precisar. O aplicativo é a solução ideal para quem estuda e passa o dia lidando com informações e precisa organizá-las de uma maneira mais eficiente.
Além disso, ele serve para armazenar artigos, textos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior. As anotações podem ser criadas e separadas por cadernos. Também é possível criar listas e textos formatados com cores, anexos e desenhos feitos à mão.
O programa ainda permite adicionar lembretes aos itens anotados e incluir selos para ajudar a pesquisar pelos conteúdos desejados.
3. Trello
Muito usado na administração de projetos, o Trello é muito útil para organizar tarefas diárias e aumentar a produtividade. A ferramenta funciona de acordo com o método Kanban e é separada em quadros com diferentes cartões — cada um com uma atividade.
Cada cartão permite adicionar etiquetas, determinar prazos de entrega, acrescentar anexos e colocar um checklist. Descrições e comentários também podem ser feitos em campos específicos para facilitar o detalhamento.
Ao acessar o quadro geral, você tem uma visão ampla de tudo que deve ser feito no dia, na semana e no mês. Dessa forma, é possível se programar para estudar diferentes conteúdos, por exemplo. Além disso, vários cartões podem ser criados para separar as atividades mais complexas, como trabalhos e provas.
4. Pomicro
O Pomicro é um ótimo aplicativo de gestão do tempo. Afinal, passar muitas horas seguidas estudando, sem nenhum intervalo, pode prejudicar o rendimento e a saúde do estudante. Por outro lado, uma distração pode se transformar em horas de desperdício, o que é um grande problema para o aprendizado.
Nesse sentido, o Pomicro é uma ferramenta baseada no método Pomodoro, que desenvolve a produtividade durante o momento do estudo. A técnica foi criada pelo italiano Francesco Cirillo, após perceber que preencher o trabalho com períodos de descanso aumentava a eficiência.
Assim, Cirillo estabeleceu blocos de 5 minutos de relaxamento para cada 25 minutos de estudo. A ideia do aplicativo é funcionar como um temporizador, avisando a hora certa de estudar ou descansar.
5. Forest
O Forest é um jogo que mistura alguns elementos para que as pessoas fiquem longe de qualquer aparelho eletrônico. O objetivo é fazer com que plantas cresçam em diversas condições, sem a necessidade de interação com elas.
Quanto mais tempo o celular ficar longe, mais as plantas vão se desenvolver e você vai conseguir juntar mais pontos na fazenda — de acordo com o tempo mínimo necessário para cada uma crescer.
De acordo com o seu desempenho, é possível liberar novas plantas e montar fazendas ainda mais completas. Caso você mexa no aparelho antes do tempo necessário, as plantas podem morrer ou a punição pode ser maior. Nesse caso, o aplicativo faz o celular tocar músicas constrangedoras em volumes altos.
6. Noisli
Algumas pessoas precisam de silêncio para estudar, enquanto outras só conseguem se concentrar na presença de sons que criem uma sensação de bem-estar. Nesse caso, não precisa ser, necessariamente, música, mas também o som do mar ou da chuva.
Se você é uma dessas pessoas, pode contar com o Noisli — um aplicativo que estimula a criatividade por meio de uma coleção de sons ambiente. Embora existam outros programas que seguem essa linha, essa ferramenta tem um design mais minimalista e conta com versões para smartphone e computador.
No caso dos desktops, é possível usar um editor de textos que evita distrações e muda as cores da tela para proporcionar aos usuários os benefícios da cromoterapia.
7. Pocket
O Pocket é um aplicativo que ajuda a guardar e organizar conteúdos para ler posteriormente. Seu funcionamento é bastante simples: por meio de uma extensão, basta compartilhá-lo com o navegador e salvar o link sempre que precisar.
O interessante é que ele oferece diversas opções, como favoritos, imagens e vídeos, tags, visualização separada de artigos, sistema de mensagens, entre outras. Ele também é muito útil para trabalhos em grupo, pois é possível enviar artigos para seus amigos.
Com o tempo, a ferramenta entende o seu comportamento e passa a oferecer notícias que considera relevantes. O aplicativo analisa os principais temas dos links salvos e o que as pessoas que você segue recomenda. Também é possível recomendar vídeos e matérias interessantes para seus amigos.
Para ter uma boa gestão do tempo, o ideal é baixar alguns aplicativos e conciliá-los de forma que seja possível aproveitar as melhores funções de cada um deles. Por exemplo, você pode usar uma ferramenta que ajude a organizar as tarefas e uma que permita focar nas atividades diárias.
Gostou das nossas dicas? Então, complemente a leitura e confira como montar uma rotina de estudos eficiente!