Embora os erros sejam fundamentais para desenvolver grandes projetos, não é preciso cometer todos os tipos de erros para aprender algo. “Fome de Poder” é um título que ensina a importância de sempre ter cuidado ao negociar e o valor de uma marca com boa reputação.
O filme em questão narra a história do vendedor ambulante Ray Kroc, que enxerga grande potencial numa lanchonete californiana inovadora tocada com esmero, ética profissional e eficiência pelos irmãos McDonald – sim, é a história filmada da expansão explosiva da rede de fast food McDonald’s!
Assista à associação de Kroc com os irmãos fundadores na aflitiva jornada de transformação do negócio na franquia gigante de lanches atual, nessa fábula contemporânea sobre o mundo dos negócios.
1. A Grande Aposta (2016)
Eventos e conceitos do mundo financeiro são muito complicados de transpor para o mundo cinematográfico. Fazer isso de maneira dinâmica e instigante é uma raridade digna de nota – é justamente esse o caso de “A Grande Aposta”.
A narrativa cheia de reviravoltas da obra acompanha figuras reais interpretadas por um elenco talentoso às margens da explosão da bolha imobiliária de 2008 nos Estados Unidos.
O foco narrativo é no grupo de corretores que enriqueceu apostando contra opções de empréstimos fraudulentas (os subprimes), que eram amplamente emitidas por vários dos maiores e mais estáveis bancos do mundo.
O questionamento do senso comum e autoconfiança desses investidores diletantes e bem-informados é um dos principais destaques do filme. Afinal de contas, o posicionamento por um longo prazo numa “aposta” que encarou muito prejuízo até se concretizar é uma lição de resiliência.
2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
O filme com a história do gerente do time de beisebol do Oakland Athletics é inspirado no livro “Moneyball: The Art of Winning na Unfair Game”, de Michael Lewis.
O gerente Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, dispõe de poucos recursos para reerguer um time que acumula derrotas. Encontra uma inusitada solução experimental de utilizar análise gerada por computadores para adquirir novos jogadores e compor seu time.
O método aplicado por Beane faz escola, sendo utilizado por diversas equipes esportivas nos anos 2000. A capacidade de se reinventar e adaptar-se de maneira eficiente às adversidades são as marcas registradas desse bom longa-metragem.
3. Walt Antes do Mickey (2015)
Esse é o filme da Disney quintessencial – não por ser produzido pela Disney (não é), mas por ser sobre a trajetória do criador da empresa, nada menos que o próprio Walt Disney! O empreendedor “pai” do rato Mickey batalhou desde cedo, assumindo papéis de animador, roteirista e cineasta em busca de seu sonho.
O longa revela os erros, acertos e dificuldades de Disney apostando em sua intuição até estruturar o império do entretenimento, cujos produtos e serviços se conectam com as emoções do público de maneira incomum – resultante na cultura de encantamento do cliente.
4. 11. De Porta em Porta (2002)
A última história baseada em eventos reais, “De Porta em Porta” conta a trajetória de um homem com paralisia cerebral e seu constante esforço pelo emprego de um vendedor ambulante, que bate de porta em porta.
O protagonista Bill Porter conquistando o posto profissional com muita dedicação e apoio materno, mas tem que dar tudo de si para superar o fracasso em atingir as metas de venda. Potencializa os resultados de venda investindo no tratamento exemplar dos clientes, identificando suas necessidades mais do que tentando “empurrar” os produtos.
Com essa narrativa sobre a superação de limitações externas, disciplina pessoal e dedicação a vendas centradas no cliente, encerramos a presente lista. Compartilhe conosco suas opiniões sobre os filmes ou sugestões de outras obras valiosas sobre empreendimento.
Não deixe de mostrar esse conteúdo a seus amigos e nem de visitar o blog da Graduação da FIA, onde você aprofunda os conhecimentos e sustenta novos olhares sobre o mundo da administração de negócios, gestão e carreira.