FIA

5 dicas para economizar dinheiro ao entrar na faculdade

economizar dinheiro

Intensa e desafiadora. Essa é a rotina de quem entra na faculdade! Além do aprendizado que será a base de sua carreira, o estudante tem a oportunidade de participar de projetos incríveis, fazer novas amizades e vivenciar experiências inesquecíveis. No entanto, nem tudo são flores. Existem alguns obstáculos a serem superados — e, entre os universitários, um dos principais é certamente encontrar formas de economizar dinheiro.

Afinal de contas, mesmo fazendo estágios, o salário do estudante geralmente não é suficiente para suprir os seus gastos durante a faculdade. Pensando em ajudá-lo a lidar melhor com suas finanças durante a sua caminhada no mundo universitário, listamos 5 dicas infalíveis para economizar dinheiro. Acompanhe!

1. Leia livros online

Independentemente da graduação escolhida, os livros e as apostilas serão alguns de seus companheiros inseparáveis durante a faculdade. Muitas vezes, os professores recomendam determinada obra para complementar a formação do aluno ou ainda pedem trabalhos valendo nota feitos a partir da leitura de um material.

Agora, imagine professores de diferentes disciplinas solicitando livros diversos… se você encontrar as obras na biblioteca da universidade, ótimo! No entanto, como serão vários alunos em busca dos mesmos materiais, as chances de que aquela obra específica não esteja disponível são altas. É nessas horas que o bolso do estudante pede socorro, pois, se nas lojas o preço de um único livro já é alto, imagine de vários!

Nesse cenário, a tecnologia entra como uma ferramenta para economizar dinheiro e facilitar o acesso à informação. Grande parte das obras de renome da literatura acadêmica está disponível para download gratuito ou a preços mais baixos na internet. Sendo assim, aproveite. Você pode até mesmo encontrar outros materiais de grande ajuda.

2. Encontre um meio de transporte ideal

Morar ou estar próximo à faculdade é definitivamente um privilégio, pois essa é uma maneira incrível de economizar dinheiro. No entanto, se esse não for o seu caso, não se preocupe! Existem formas diversas de otimizar os gastos com transporte, especialmente nos dias de hoje.

Veja o quanto você gastaria utilizando o transporte público para ir e voltar da faculdade todos os dias. Muitas vezes, pensamos que essa é sempre a alternativa mais barata, contudo, pela quantidade de ônibus ou metrôs tomados, o total ao fim do mês pode acabar sendo superior que auxiliar um colega com a gasolina em troca de carona, por exemplo.

Sendo assim, verifique com os seus amigos de sala se alguém mora próximo à sua região e estude essa possibilidade. Além disso, nos dias de hoje, os grandes aplicativos de transporte como o Uber já contam com a modalidade de compartilhar a corrida com outra pessoa que está indo para a mesma região. Os preços podem sair mais em conta do que pegar vários ônibus ou metrôs. Portanto, compare sempre os valores!

3. Leve alimentos de casa para economizar dinheiro

Sendo um universitário, você ficará grande parte dos seus dias dentro da faculdade. Várias vezes, será preciso ficar no local até tarde para finalizar projetos em grupo e executar trabalhos que exigem o auxílio da infraestrutura acadêmica. Além disso, há também o lado divertido da vida de estudante: socializar com os amigos dentro da instituição.

Tudo isso, no entanto, implica que você passará mais tempo fora do lar e que precisará se alimentar fora — e lá se vai uma fatia grande do orçamento com lanches, cafés, aqueles doces maravilhosos que a amiga de sala vende para ter uma renda extra etc. Em meio a esse cenário, a solução para economizar dinheiro é trazer esses alimentos de casa.

Você pode aproveitar e ir na onda prática e saudável da alimentação fitness, levando para a faculdade lanches rápidos e que matam a fome, como sanduíches naturais, saladas completas, frutas picadas, enfim. Essa é uma das formas impedir que boa parte do seu dinheiro vá todos os dias para as cantinas e lanchonetes.

4. Use os descontos para estudantes

Ir ao cinema, peças de teatro, shows, palestras e workshops é definitivamente algo enriquecedor. E com a sua carteirinha de estudante, é possível adquirir a meia entrada ou passes com desconto. Assim, você une o útil ao agradável, conseguindo economizar dinheiro (afinal, sabemos que esses programas não são tão baratos assim) e participar de diferentes eventos interessantes.

Para tanto, ao entrar na faculdade, solicite junto à secretaria ou ao conselho de estudantes a sua carteirinha e faça bom uso dela. Além disso, fique de olho na programação dos cinemas e teatros da sua cidade: existem dias em que as sessões são mais baratas, e você não quer perder essa oportunidade, não é mesmo?

5. Utilize aplicativos de controle financeiro

Até então, listamos algumas dicas práticas e fáceis para economizar dinheiro durante a faculdade. Contudo, quando você não tem uma noção básica do seu fluxo de gastos, muitas das ações para poupar podem acabar não fazendo sentido ou não ter a mesma eficácia. Aqui a tecnologia entra mais uma vez como uma aliada importantíssima.

Felizmente, o acesso à educação financeira nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje. Existem diversos canais em plataformas digitais com pessoas que dão dicas didáticas e até mesmo divertidas para ajudar o público a entender melhor a organização de seus orçamentos. Além disso, há aplicativos de controle financeiro, que são os melhores amigos dos jovens e adultos na atualidade.

Assim, você pode acompanhar de perto as suas finanças e fazer desse controle um hábito. O melhor de tudo é que esses apps possibilitam que o usuário divida seus gastos por categorias (como lazer, transporte, alimentação, etc) e ainda geram gráficos que auxiliam a enxergar as despesas supérfluas e as que realmente são necessárias.

Aplicando as nossas dicas para economizar dinheiro no dia a dia, você certamente terá um controle maior sobre as suas finanças e poderá até mesmo contar com uma graninha de sobra — nada mal para um universitário, não concorda? O melhor de tudo é que o desenvolvimento dessa “consciência financeira” é de grande ajuda para toda a vida, o auxiliando na conquista de seus objetivos pessoas e profissionais.

E você, tem alguma dica para economizar dinheiro na faculdade? O que tem feito para organizar os seus gastos? Deixe um comentário abaixo e ajude outros estudantes!

Sair da versão mobile