Há diversas formas de se comunicar e de ensinar hoje em dia: presencialmente, ou a distância, por meio de plataformas digitais ou suportes físicos com funcionamento muito variados.
Porém, por mais que esses campos altamente interativos de atuação sejam cada vez mais abertos ao uso e à criação, não é fácil nem tampouco intuitivo criar materiais de suporte para as variadas situações que podem se configurar no ensino ou durante a comunicação.
Imaginemos o primeiro dia assistindo aulas de um curso a distância: a exposição professoral e a interação são essenciais, mas certamente sentiremos falta de materiais de suporte para aprofundar os conceitos e absorver o conteúdo.
Apostilas, e-books, artigos, vídeos e outros conteúdos de apoio geralmente expõe outros ângulos de um assunto e nos ajudam a absorver os aprendizados. Conteudistas são profissionais especializados em compor esses e outros tipos de conteúdo para finalidades específicas.
Além de dominar habilidades dos campos de comunicação e do ensino, esses trabalhadores devem conhecer profundamente o público-alvo e o objetivo dos materiais que podem criar. Como veremos a seguir, os campos de atuação podem abarcar áreas de conteúdo técnico e outras mais, tornando essa profissão uma opção convidativa de carreira para muitas pessoas.
Áreas comuns de atuação
Podemos enquadrar os trabalhos de conteudista em quatro campos de atuação:
Educação a distância
Conforme antecipamos, a área de ensino a distância (EAD) se beneficia de materiais complementares e de suporte para alunos desses cursos, que são especialmente comuns em empresas.
Os materiais didáticos podem envolver diferentes tipos de mídia: texto, áudio, vídeo, ilustração. Os conteudistas geralmente unem conhecimentos específicos e sobre a companhia na hora de compor aulas, exercícios e avaliações para classes inteiras.
Podem participar na criação desses tipos de conteúdo de EAD revisores, designers, especialistas e educadores. Um criterioso intercâmbio desses profissionais leva a resultados com excelência na forma e no conteúdo.
Educação presencial
A elaboração de conteúdos de ensino presencial é mais comum na escola, envolvendo ainda mais profissionais que no EAD: a adequação da produção à grade curricular da instituição, à idade e à série dos alunos enseja a atuação de gente capaz de articular estratégias pedagógicas para criar apostilas, cartilhas e outros materiais.
Assim, muitas vezes exige-se o conhecimento aprofundado dos professores conteudistas na elaboração dos recursos. Esses profissionais conseguem entender quanta exposição de matérias e quantas atividades práticas – jogos, exercícios em grupo, interação com objetos, programas e computadores – levam a um ensino equilibrado.
Material institucional
Comunicação empresarial exige passar mensagens com clareza e sempre ter em mente, de maneira muito clara, que tipo de imagem faz sentido e beneficia o negócio.
Portanto, sites, panfletos, brindes e outros materiais são oportunidades de trabalho para conteudistas capacitados. A projeção da imagem e o propósito da empresa também deve ser aplicado em conteúdos de eventos internos, e não apenas projetados ao público externo.
Marketing de conteúdo
Assessorias de imprensa, publicistas e outros profissionais de comunicação dedicam-se a este tipo de ofício: atrair clientela para empresas por meio da produção e distribuição de conteúdo.
Esse tipo de produção atualmente deve entregar valor e solucionar problemas do público-alvo, já que as audiências digitais assumem uma postura muito mais ativa e prática do que os consumidores dos meios analógicos.
Nesse ramo, além da produção dos materiais, conta muito a otimização – que são as parametrizações dos conteúdos, para que eles tenham probabilidade maior de serem descobertos pelos internautas nos mecanismos de busca e redes sociais. Essa otimização ganha o nome de SEO (Search Engine Optimization).
Como reconhecer um bom conteudista?
Empregadores e clientes de conteudistas exigem competências variadas. O contexto de criação e de consumo dos materiais ditarão se é necessário algum conhecimento técnico específico, ou atuação prévia no mercado.
Porém, conteudistas de variadas atuações podem se beneficiar ao desenvolver os seguintes atributos.
Capacidade didática
Professores e educadores tendem a ter maior capacidade de ensinar do que outros profissionais. Mas a capacidade de transmitir não necessariamente exige uma formação acadêmica.
Bons conteudistas conseguem identificar o repertório imagético, a capacidade de absorção e os interesses do público-alvo para elaborar conteúdo que faça sentido e que possa ser absorvido com facilidade.
Habilidades de pesquisa
Selecionar fontes de informação com credibilidade num ambiente permanentemente inundado de estímulos não é simples – mas é de importância central para criadores de conteúdo.
A agilidade em avaliar e comparar dados é bastante relevante e muitas vezes um projeto pode abrir espaço para a necessidade de assistência de um pesquisador especialista.
Competência comunicativa
Além da empatia e da faculdade de ensinar, é fundamental ter a capacidade de concisão, coerência e simplicidade em transmitir ideias e conhecimentos. O domínio da língua escrita, da gramática e da linguagem, e a formação de um bom repertório são relevantes para essa finalidade.
Além disso, é desejável ter disposição para aprender a produzir conteúdos em formatos de mídia variados – textos, imagens, vídeos, áudio, entre outros.
Aprendizado constante
A busca por atualização constante é prioridade para quem produz conteúdo: nunca é possível afirmar conhecer demais num mundo em que novidades e informações são transmitidas em tempo integral por todo o mundo a todo momento.
O aprendizado em tempo integral inclui o interesse por ferramentas tecnológicas: redes sociais, programas de criação e edição de texto e imagem, plataformas de publicação como o WordPress… Havendo utilidade prática, merece sua atenção dedicada ao aprimoramento.
Versatilidade
Quem está sempre disposto a aprender deve sobre temas e linguagens familiares também se beneficia de se preparar para falar sobre assuntos que jamais considerariam estudar por interesse próprio.
Essa flexibilidade é especialmente relevante para o preparo de e-books e cartilhas, assim como para a produção de marketing digital – páginas para vendas e conversões, seções de perguntas e respostas, publicações em redes sociais.
Conclusão breve sobre o potencial do conteudismo
A demanda crescente por cursos a distância e as novas possibilidades de educação abertas pela inovação nos meios digitais tendem a ampliar a área de atuação de professores conteudistas.
A seleção de materiais didáticos em texto, áudio ou vídeo poderá ficar a cargo desses professores, cujo papel deve se aproximar ao de um tutor.
No campo do marketing digital, a capacidade conteudista poderá ser aplicada à melhoria das técnicas de alcance e de fidelização de consumidores.
Desenvolver materiais cada vez mais personalizados, com objetivo e público-alvo muito claramente definidos é desafiador, especialmente quando envolve uma grande variedade de temas e formatos. Mas ainda deve ser um ofício bastante requisitado em projetos profissionais de diferentes perfis.
Gostou do texto? Compartilhe-o com seus amigos pelas redes sociais e continue descobrindo sobre habilidades, profissões de destaque e temas de administração de empresas no blog da Graduação da FIA. Em caso de dúvida ou sugestão, deixe sua mensagem na seção de comentários abaixo.