Independentemente se você tem a pretensão de trabalhar numa empresa ou arriscar o caminho do empreendedorismo, saiba que alguns requisitos são fundamentais para ter o perfil do profissional de administração.
Na graduação, você terá uma grade curricular bem diversificada e que conta com disciplinas voltadas para o marketing, a gestão de pessoas, as ciências contábeis, o planejamento estratégico etc. Só que além disso, algumas características são essenciais para se destacar e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Sendo assim, trouxemos neste post algumas delas para que você entenda qual o modelo ideal de administrador que as empresas buscam. Confira!
Dispor de capacidade de análise
Um administrador que se preze precisa ter um conhecimento amplo a respeito de diversos assuntos, até mesmo para gerenciar o negócio da melhor maneira possível. Ter uma administração estratégica e um olhar sistêmico para todas as partes do processo faz de você um profissional gabaritado para lidar com várias situações, sejam elas de crise ou não.
É preciso mostrar sua capacidade de analisar os inúmeros fatores que influenciam o andamento de uma empresa, tanto no ambiente interno quanto externo. No entanto, essa bagagem é adquirida aos poucos e, conforme você percebe os melhores caminhos a seguir, a tendência é que consiga ambicionar salários cada vez maiores.
Reunir perfil de liderança
Não importa o cargo ou função que desempenhe; se você domina a arte de ser um bom líder, pode ter certeza que terá destaque entre os demais naturalmente. A liderança é um dos requisitos fundamentais para o perfil do profissional de administração, porém, é importante avaliar o tipo de líder que você deseja ser.
Existem ocasiões em que você deve ser mais enérgico, mas em outras é possível conduzir uma equipe ao sucesso de forma mais paternal. O que não pode faltar mesmo é ter um espírito visionário e conduzir as pessoas que estão a sua volta da melhor maneira, fazendo com que todos possam cooperar de alguma forma e haja sinergia na empresa.
Ter facilidade com números
Se durante o ensino médio lidar com números não era o seu forte, então é melhor mudar esse conceito na graduação, afinal, um administrador usa muito a matemática financeira em diversas questões. É de suma importância ter esse conhecimento para aprender a fazer um balanço das contas de forma coerente, controlar o fluxo de caixa, identificar os tributos pagos a mais e assim por diante.
Ter essa aptidão deixa você vários passos à frente da concorrência e permite que explore melhor as diversas áreas de atuação da administração. A facilidade com números ajuda também a lidar melhor com planilhas e elaborar relatórios contundentes, a fim de dar um parecer sobre o atual cenário do mercado e fazer projeções econômicas para driblar a crise.
Trabalhar bem em equipe
Sabemos bem que lidar com pessoas é algo difícil, mas necessário se você quiser se destacar no mercado de trabalho, pois as organizações anseiam por bons profissionais que dominam essa habilidade. Saber trabalhar em equipe é um dos grandes desafios que encontramos em qualquer momento da carreira, principalmente na universidade.
Todavia, é preciso adquirir paciência e entender que nem sempre tudo será do seu jeito e que é indispensável lidar bem com as diferenças. Seja numa apresentação em sala de aula ou no dia a dia de uma organização, saiba reconhecer as qualidades de cada membro da equipe e busque trabalhar em conjunto para que todos possam alcançar o resultado sem qualquer disputa de egos.
Demonstrar boa comunicação
Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém dizer sobre a importância de uma boa comunicação, inclusive, existe até um ditado popular bem antigo que diz: “quem tem boca vai à Roma”. Essa é a mais pura verdade, pois exercer um bom diálogo com as pessoas permite chegar a lugares impensados por muitos, contribuindo, e muito, para o sucesso na carreira.
Ter a tranquilidade necessária para falar em público, por exemplo, é um aspecto que diferencia você dos demais, permitindo que gestores tenham mais confiança no seu trabalho e as oportunidades surjam gradativamente. Além disso, o poder de persuasão colabora para as empresas aumentarem suas receitas e faz com que as estratégias sejam mais eficazes.
[rock-convert-cta id=”12224″]
Ter inteligência emocional
Para se dar bem no mundo corporativo e adquirir o respeito de colegas e superiores, não tem outra saída senão melhorar as atitudes e se aprofundar no conceito de inteligência emocional. Seja qual for o seu plano de carreira, você precisa entender que, em muitos momentos, o lado emocional acaba se sobressaindo em relação ao racional. Nesse sentido, saber lidar com as nossas emoções e sentimentos faz toda a diferença.
Quando um bom administrador age com inteligência emocional, ele consegue avaliar, administrar, perceber e entender todas as situações que o cercam, a ponto de influenciar sua tomada de decisão. De maneira geral, ter um comportamento desse tipo faz com que resolva os problemas de forma criativa, crie um ambiente de trabalho harmonioso, enxergue melhor os objetivos, entre outros benefícios.
Pensar de forma inovadora
Com o mercado cada vez mais competitivo, você não quer entrar em uma companhia e ser considerado só um número, mas sim fazer a diferença para que todos observem seu potencial. Agir de forma inovadora é desenvolver algo que ninguém teve a capacidade de pensar ainda, ou seja, ter um olhar atento às transformações do dia a dia e aos problemas presentes na sociedade.
Sendo assim, busque respostas que vão além do que as pessoas normalmente enxergam —o que muitos dizem hoje em dia de “pensar fora da caixa”. De forma prática, aplicar o conceito do design thinking, por exemplo, é uma excelente saída para desenvolver projetos que se sobressaiam no mercado e, naturalmente, possam suprir as dores do público-alvo das empresas que estiver.
Atualizar-se constantemente
Por fim, mas tão importante quanto as demais características apontadas, para se enquadrar no perfil do profissional de administração de verdade é preciso se manter atualizado constantemente. Com a democratização da informação, os negócios são fechados com muita rapidez e a jornada do cliente flui, às vezes, em um piscar de olhos.
Por isso, vale prestar atenção às tendências de mercado para tomar as melhores decisões e ter um poder de barganha diferenciado. Além da graduação, busque especializações na área que pretende atuar e jamais fique parado à mercê dos acontecimentos, pois se antecipar aos fatos permite que as suas estratégias tenham mais efetividade.
Portanto, guarde para a vida todas os pontos abordados e busque adotar essas características o mais rápido possível, a fim de obter o perfil do profissional de administração que todas as empresas necessitam.
Bom, se você gostou deste post e de todas as informações que trouxemos, então aproveite a oportunidade e siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook e no LinkedIn!