FIA

Business Partner: entenda o que fazem e por que é tão importante

Business Partner

Business Partner

Ser um consultor interno: é disso que se trata um business partner. Literalmente, significa “parceiro de negócios”. Esse tipo de profissional é cada vez mais buscado pelas empresas, pois faz mediação das áreas de Recursos Humanos e Negócios.

Essa é a prova de que o ganho de precisão na comunicação desses campos corporativos é real – reverte em resultados.

Este artigo detalha as origens da posição de consultor interno, os principais desafios relacionados à função e outros aspectos relevantes do ofício.

A função em detalhes

De tempos em tempos, grandes debates acontecem a respeito da organização de empresas. Nos anos 80, um deles foi proposto pelo especialista em gestão de pessoas Dave Ulrich, com o livro Os campeões de Recursos Humanos.

Nessa obra, Ulrich explora o tema da separação existente entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios, que são vitais para o sucesso de qualquer organização.

Um agente capaz de entender as especificidades desses “mundos” à parte e comunicar às respectivas lideranças modos eficazes de agir – essa seria a função do business partner nesse contexto.

O resultado de um trabalho bem-feito de consultoria interna pode ser observado quando gestores de Negócios e de Recursos Humanos conseguem contribuir e promover políticas de valorização do capital humano na organização.

Algumas das atribuições dessa função são:

Sair da versão mobile