FIA

Detalhes que merecem atenção para criar um currículo

Criar um currículo

Criar um currículo profissional de maneira adequada não é uma tarefa intuitiva. No entanto, com uma boa orientação, é possível evitar erros e obter sucesso no processo de recrutamento.

Ao final, na seção “Modelos”, destrinchamos quais são as informações que merecem ênfase no currículo, a depender da colocação pretendida pelo candidato a uma vaga de trabalho.

Tipos de currículo

Existe mais de uma maneira de estruturar as informações em um currículo profissional. Dentro dos limites do aceitável, é possível apresentar os atributos pessoais de forma flexível e, assim, destacar o que é mais relevante para o cargo pretendido.

Afinal, o objetivo de um bom currículo profissional é chamar a atenção dos recrutadores. Confira alguns dos tipos de currículo existentes a seguir.

Cronológico

O modelo de documento que conta as experiências profissionais em ordem cronológica é o clássico: informa-se o cargo ocupado e o tempo de permanência na função.

A vantagem é organizar claramente os trabalhos mais relevantes, seja da experiência mais recente para a mais antiga ou vice-versa.

Uma desvantagem do tipo cronológico é correr o risco de informar funções com pouca relevância para atingir o objetivo presente.

Outro possível problema é que pessoas que ficaram inativas por algum tempo passam uma má impressão aos recrutadores ao deixar esses “lapsos” evidentes no currículo.

Por competências

A organização por competências é a listagem dos sucessos profissionais da pessoa que se candidata.

Em vez de descrever a função cumprida numa empresa, esse modelo explica quais os resultados práticos a pessoa que se candidata levou a seu antigo contratante – aumento de produtividade, promoção de uma modernização, entre outras possibilidades.

Funcional

O currículo funcional é uma boa alternativa para pessoas experientes destacarem suas qualidades.

Ele consiste em ordenar as competências separadamente dos cargos exercidos. A organização facilita a leitura dos recrutadores, que consegue analisar se as habilidades, a experiência e a formação enquadram-se no posto esperado.

Criativo

Criar um currículo criativo é um pouco mais “maleável” do que os outros, mas com propósito: designers, arquitetos, desenhistas e outros profissionais criativos podem passar uma boa impressão “pensando fora da caixa” na organização do currículo.

A ideia aqui é que as capacidades criativas do profissional sejam vistas já no estilo do currículo, que pode contar com tipografia, diagramação e esquema de cores diferentes do usual.

Informações essenciais de um bom currículo

Você sempre deverá informar os seguintes aspectos, não importando qual seja a formatação de seu currículo:

Sair da versão mobile