Muitas vezes o estudante passa horas em frente dos livros, faz uma infinidade de exercícios, mas acha que não foi o bastante ou não assimilou o conteúdo como deveria. Ocorre que ter uma rotina de estudos é fundamental, mas ela precisa ser equilibrada e organizada de acordo com as suas necessidades.
Criar um programa de estudos com um cronograma real acelera o processo de aprendizagem, auxilia a fixar o conteúdo necessário e a desenvolver hábitos de estudos eficazes. No post de hoje trouxemos sugestões de como formar sua rotina de estudos. Acompanhe!
Quais vantagens de criar uma rotina de estudos?
Ter uma rotina de estudos significa ter um guia que vai conduzi-lo às práticas mais adequadas. Entre os benefícios estão:
Ajuda a ter foco
O planejamento é caminho para se dedicar apenas ao que importa. Assim você potencializa seu tempo, define objetivos e segue até chegar a eles.
Aumenta a autoconfiança
A organização facilita suas tarefas, principalmente quando você vê os resultados do esforço. A padronização no horário de estudos permite que você alcance metas, refletindo na confiança e, consequentemente, na satisfação pessoal.
Amplia a capacidade de concentração
Quando se sabe a hora de estudar e a hora de se divertir é possível se concentrar mais nos estudos. Uma rotina flexibiliza o horário de cada atividade e orienta quanto à importância dos estudos.
Aumenta produtividade e desempenho
Com horários definidos, há um aumento da produtividade. Você sente que está aprendendo mais, que está progredindo e isso traz bem-estar.
Permite aproveitar mais o tempo livre
Quando você se programa e cumpre com o planejado não atrasa as matérias, conclui os exercícios, entrega seus trabalhos em dia etc. Tudo isso proporciona uma consciência tranquila e sobra tempo para fazer o que gosta.
Como montar uma rotina de estudos eficiente?
Agora vamos ao passo a passo:
1. Defina os objetivos de estudo
Passar no vestibular, melhorar as notas na escola ou faculdade, passar em um determinado concurso. O passo inicial é definir objetivos e metas, pois a partir daí você saberá o quanto deve se dedicar, as disciplinas que precisa estudar, a quem recorrer e como se planejar para isso.
2. Avalie seu cotidiano
O passo seguinte para criar um plano de estudos eficiente é analisar a rotina, tempo disponível e possíveis entraves que podem comprometê-la. Considere os seguintes pontos:
- Sua única atividade é o estudo, está na escola ou frequenta algum curso preparatório?
- Você trabalha?
- Quais atividades ocupam seu tempo? Faculdade, esportes, cursos de idiomas, reforço escolar etc?
Entendendo bem as atividades desempenhadas no decorrer da semana será útil para estruturar os locais e horários de estudos. O ideal é definir um calendário que inclui tarefas e demais obrigações. Dessa forma você pode organizar seu cronograma de estudos.
3. Estabeleça um local e horários de estudo
Agora que você já sabe quais horários estão disponíveis, estabeleça um local onde poderá se dedicar mais. O espaço deve apresentar boas condições, como:
- ser silencioso;
- ter uma escrivaninha ou mesa que proporcione conforto;
- não apresentar distrações;
- ter os materiais didáticos necessários, inclusive acesso à internet;
- ter boa iluminação e ventilação.
Caso sua casa seja movimentada e não proporcione essa tranquilidade para se concentrar, você pode se dirigir à escola, à biblioteca pública ou a outro espaço com as características acima.
Quanto aos horários, é importante identificar aqueles aos quais você pode destinar inteiramente aos estudos. Assim, você vai descobrir quantas horas você terá disponível diariamente para essa atividade. Cada minuto é importante e pode ser bastante útil se for bem aproveitado.
4. Monte um cronograma com as disciplinas
Nele você vai determinar o horário de estudo de cada uma delas. Existem aquelas matérias que têm maior peso para você e aquelas que você não precisa priorizar tanto. Faça uma separação de acordo com a importância da matéria, levando em conta também sua facilidade de aprendizado e o domínio que apresenta.
O ponto-chave aqui é dedicar mais tempo para as disciplinas com maior peso e menos para as mais comuns. Classifique-as de acordo com a importância, mas evite estudar durante muito tempo um mesmo assunto, uma vez que o cérebro fica mais ativo quando há uma rotatividade.
5. Escolha um método de estudo
Algumas técnicas são mais eficientes, ajudam a ordenar o pensamento e potencializam a capacidade de aprendizado. Vamos a duas delas:
Técnica Pomodoro
Tem o intuito de aperfeiçoar a capacidade de concentração. Consiste em destinar tempos para estudo sem interrupções, intercalados por momentos de descanso. Por exemplo, você pode estudar por 30 ou 50 minutos diretos, sem distrações ou interrupções. Ao fim deste período descanse por 10 a 20 minutos e recomece.
Curva de esquecimento
A técnica permite que você não esqueça o conteúdo aprendido por ficar muito tempo sem revisá-lo. A ideia é revisitar o conteúdo sempre que necessário. De acordo com o método, devem ser feitas três revisões para cada matéria: uma após 24 horas, outra 7 dias depois e a terceira após um mês. Faça anotações para não perder tempo no processo.
6. Planeje-se para imprevistos
Por mais que você se organize, podem surgir situações que façam que você saia da programação. Tudo bem! Imprevistos ocorrem e você precisa estar preparado para contorná-los. Para isso, reserve um período para compensar os eventos inesperados. Pode ser algumas horas do fim de semana ou alguns minutos diários. Fica ao seu critério.
7. Acompanhe seu desempenho
O plano de estudo deve ser reavaliado sempre que possível, pois é preciso entender se você está sendo eficaz, apresenta progresso ou precisa se dedicar mais. Procure fazer testes para avaliar se o desempenho melhorou — a partir daí você verá se há, ou não, necessidade de mudar o cronograma ou intensificar os estudos em determinadas matérias.
Manter uma rotina de estudos é fundamental para alcançar os objetivos. Em muitos casos, ela é o passo inicial para começar a estudar. O planejamento ajuda bastante a superar os desafios e assim chegar aos objetivos pessoais e profissionais.
Gostou do que leu? Aproveite e siga nosso perfil nas redes sociais. Sempre partilhamos informações interessantes, capazes de ajudá-lo em vários momentos. Estamos no LinkedIn e no Facebook!